Monthly Archives: dezembro 2016

Nicinha, presente, presente, presente!

O Levante Popular da Juventude vem por meio desta nota manifestar solidariedade aos familiares, amigos e admiradores da Nilce de Souza Guimarães, conhecida por Nicinha, assassinada em janeiro deste ano, por sua atuação militante na luta por direitos.

Nicinha sempre esteve presente nas lutas das famílias atingidas por barragens no estado de Rondônia, uma mulher que em suas falas trazia rebeldia e ousadia, contra o sistema que se fantasia de progresso que mata e destrói vidas e a natureza do nosso país.

Nilce sempre estará nas mentes e corações da juventude do projeto popular, ela nos dar inspiração e força para continuar na luta por mundo mais juntos e soberano.

Declaramos apoio e desejamos forças aos nossos fraternos companheiros e companheiras de luta, e contem sempre conosco.

“Tentaram nos enterrar, mas não sabiam que éramos sementes.”


Dom Paulo Evaristo Arns: PRESENTE!

photo422459619415272071-1

No último 14 de dezembro Dom Paulo Evaristo Arns nos deixou. Após dois dias de velório na Catedral da Sé, em São Paulo, hoje acontece a cerimônia final de despedida. Nós do Levante Popular da Juventude aproveitamos a ocasião para compartilhar algumas palavras.

Dom Paulo é daquelas pessoas que pensávamos seriam eternas. Pessoas que sempre ocuparam um lugar de referência e foram fonte de inspiração. E dizemos sempre porque quando nós, jovens, chegamos a esse mundo, ele já tinha edificado muita história, e já era um senhorzinho sábio para o qual sempre olhamos com admiração.

2016 tem sido um ano que nos mostra, a duros golpes, que nada dura para sempre, e que até os mestres eternos uma hora precisam deixar a convivência

É nesse triste, porém inevitável, momento de passagem, que tudo o que foi construído entra para a história e todos os feitos e ensinamentos se tornam legados ancestrais. Hoje Dom Paulo é uma estrela que brilha forte e ilumina nossas esperanças, sonhos e preces. Na constelação de nossos ancestrais temos honra por ter esse mestre que seguirá inspirando gerações futuras.

Se é, como ele nos ensinou, de esperança em esperança que construímos o futuro, aproveitamos o momento de sua partida para reafirmar o nosso compromisso e nossa fé no futuro coletivo de igualdade e amor que nos propomos a construir.

Mais importante que o nome da fé, é reconhecer as pessoas que doam as próprias vidas à um projeto maior, que se entregam ao sonho é à luta por um mundo em que a humanidade possa enfim viver em harmonia, entre si e com o planeta.

Dom Paulo nos educou através de seu exemplo. Mestre sempre disponível, se preocupou com cada vida que cruzou seu caminho, acolhendo, cuidando, protegendo e fortalecendo.

Rompendo dogmas e costumes sempre soube que a fé em Cristo deve nos mover para uma vida em que é mais importante dar do que receber.

Para nós é uma honra ter compartilhado a existência com esse mestre. Dom Paulo e seu legado seguem vivos em nossos cantos, preces e lutas. Seguiremos firmes empunhando as mesmas bandeiras que ele, tão corajosa e firmemente, sustentou durante sua vida.

Dom Paulo presente!

Agora é sempre!