Ciranda Infantil: espaço de cultura e formação para as crianças

Você está visualizando atualmente Ciranda Infantil: espaço de cultura e formação para as crianças
A ciranda é um espaço seguro e agradável, mas se diferencia por ter uma intencionalidade política e pedagógica / Fotos: Gerardo Gamarra / Alba

Iniciativa garante espaço para a criançada dentro da programação do Acampamento Nacional do Levante

A ciranda é um espaço seguro e agradável, mas se diferencia por ter uma intencionalidade política e pedagógica / Fotos: Gerardo Gamarra / Alba
A ciranda é um espaço seguro e agradável, mas se diferencia por ter uma intencionalidade política e pedagógica / Fotos: Gerardo Gamarra / Alba

Desde o primeiro dia, o Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude envolve todas as gerações dentro da programação. Como um espaço voltado para as crianças, a Ciranda é organizada por colaboradores, educadores e educadoras do movimento.

Surgida em 1997 – como uma experiência de movimentos sociais do campo, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – a Ciranda garante que mães, pais e responsáveis, que trouxeram as crianças, participem das atividades do encontro.  A ciranda é um espaço seguro e agradável, mas se diferencia por ter uma intencionalidade política e pedagógica.

Ana Carolina Silva, mãe do Bernardo, participa como colaboradora do Acampamento e afirma que a Ciranda é um espaço fundamental para ela e para o filho. “Ter um lugar onde as crianças vivenciam com mesma intensidade o que nós vivenciamos é realmente fantástico”, aponta.

Método do cuidado

A metodologia utilizada no cuidado e educação das crianças possui uma intencionalidade política e pedagógica baseada em cinco princípios: integração social, promovida entre os educandos e os demais participantes do evento; trabalho coletivo; realidade local e global; auto-organização dos educandos conforme gênero e raça/etnia; e gestão democrática do espaço, em que crianças mais velhas contribuem na organização e construção da Ciranda.

A equipe envolvida não se restringe somente aos educadores e militantes dos movimentos populares. Envolve uma articulação com as demais comissões do evento, como equipe de segurança, cozinha, secretaria e comunicação. Essa relação permite que a Ciranda seja um espaço seguro, acolhedor e passe confiança para pais e mães.

“A Ciranda é um espaço desafiador, mas ao mesmo tempo super estimulante. Conviver com as crianças é realmente mágico” comenta Ian Silva, integrante da equipe.

Muitas crianças no encontro

No Acampamento, a Ciranda conta com 35 crianças vindas de todo o Brasil. A faixa etária varia entre dois e 12 anos. Os horários de funcionamento são específicos, de 9 às 13h e das 14 às 17h.

O encontro

O 3º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude acontece desde segunda (5) no Mineirinho, em Belo Horizonte. O evento segue até sexta (9) com uma programação repleta de palestras, oficinas, rodas de debate e intervenções culturais. Com 7 mil jovens, o “Acampa”, como é chamado pelos participantes, é o maior encontro do movimento e pretende definir linhas de atuação para o próximo período.