Levante de Salvador realiza primeiro módulo de Escola de Formação Política

Você está visualizando atualmente Levante de Salvador realiza primeiro módulo de Escola de Formação Política

Entre os dias 26 e 29 de janeiro, aconteceu em Salvador o primeiro módulo da Escola de Formação Política Revolução dos Malês, no Auditório do Sindicato dos trabalhadores e das trabalhadoras em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (SINDAE – BA), com os temas Economia Política, Teoria da Organização e Formação Social e Econômica do Brasil, contando com um debate sobre a Revolução Russa com o Professor Aristeu Almeida do Instituto Rômulo Almeida e Mario Soares Neto da Consulta Popular.

IMG_5511

O nome da escola faz referência à Revolta dos Malês (Malês eram negros escravos de origem muçulmana; nagôs e hauçás), que na primeira metade do século 19 organizou um levante em Salvador, na Bahia, entre os dias 24 e 25 de janeiro de 1835, completando, portanto, 180 anos esse mês. O levante dos Malês trazia como pauta principal a luta pela liberdade dos escravos baianos.

A realização da Escola é a síntese de uma reflexão sobre a importância da formação política para avançar na organização da juventude em torno de um projeto de sociedade, no qual o povo seja protagonista de sua própria história. O primeiro módulo da Escola representa apenas o início do que pretende ser um processo longo de formação e aprofundamento do estudo sobre como se formou a sociedade brasileira do ponto de vista social e econômico, sobre as revoluções triunfantes, economia política, teoria da organização, agitação e propaganda, trabalho de base e educação popular, dentre outros temas.

IMG_5629