Quatro anos de imprensa popular em Minas Gerais

Você está visualizando atualmente Quatro anos de imprensa popular em Minas Gerais

Brasil de Fato MG comemora 200 edições gratuitas nas ruas

Em maio de 2013, foi lançado em Minas Gerais o jornal Brasil de Fato MG, que, a partir de agosto daquele ano, passou a sair semanalmente, completando agora quatro anos de edições ininterruptas. Em formato tabloide, com a proposta de apresentar à sociedade uma versão popular das notícias do estado, do Brasil e do mundo, completamos 200 edições e mais de 10 milhões de exemplares distribuídos gratuitamente. O Brasil de Fato MG é um desdobramento de uma experiência exitosa de comunicação – o jornal Brasil de Fato – lançado nacionalmente em 2003.

Com uma tiragem de 160 mil exemplares por mês, o Brasil de Fato MG chega a diversos pontos movimentados de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Uberlândia e outras 40 cidades mineiras, tanto pelas mãos de distribuidores oficiais, como pela distribuição voluntária de parceiros, e também por assinaturas, em que o leitor paga somente o custo do envio.

Joana Tavares, editora do Brasil de Fato MG, conta que o jornal é resultado da unidade entre entidades e movimentos da classe trabalhadora, que apoiam a luta pela democratização da comunicação. “Ainda hoje no nosso país, poucas famílias controlam a mídia, o que faz com que as notícias sejam enviesadas conforme interesses políticos e econômicos. Isso nos coloca o desafio de construir nossas próprias ferramentas de comunicação, com uma visão a partir das necessidades do povo”, afirma.

Diálogo

As seções do jornal são variadas e envolvem cotidiano, política, entretenimento, cultura e esportes. A estratégia do jornal é construir uma edição que politize a realidade, mas que seja atrativo e chame a atenção do leitor. “Tentamos discutir problemas, e suas soluções, daquelas pessoas que levantam cedo para trabalhar, que dependem de transporte público, que sofrem com os subempregos… Mas também falamos de novela, culinária e cultura, porque essas são questões que fazem parte da nossa vida”, diz Joana.

Nas ondas do rádio

Desde abril deste ano, todos os sábados, das 11h ao meio dia, o programa Brasil de Fato vai ao ar na Rádio Autêntica/Favela FM, em Belo Horizonte. A iniciativa pretende ampliar o público que tem acesso ao conteúdo jornalístico produzido pela equipe. “Apesar do pouco tempo que estamos no ar, já percebemos que o nosso público tem gostado do programa. É comum recebermos e-mails e ligações de ouvintes que sugerem e discutem nossa pauta”, destaca Amélia Gomes, coordenadora do rádio.

História

O Brasil de Fato foi lançado em 2003, no Fórum Social Mundial em Porto Alegre. O jornal de caráter nacional era distribuído por meio de assinaturas. Em formato standard, a publicação continha textos analíticos e direcionados a um público formador de opinião. Em 2013, foram criadas edições regionais, em formato tabloide, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No ano passado, foram lançadas edições em Pernambuco e no Paraná. Atualmente, o sistema Brasil de Fato de Comunicação abrange os jornais impressos, o site de notícias, a Radioagência Brasil de Fato e o portal Expressão Sergipana.

 

Confira todas as nossas edições impressas: issuu.com/brasildefatomg
Mais informações
Página do Facebook: www.facebook.com/brasildefatomg/
Site Nacional: www.brasildefato.com.br/