Jovens trancam avenida no Rio contra redução da maioridade penal

Você está visualizando atualmente Jovens trancam avenida no Rio contra redução da maioridade penal

A avenida Presidente Vargas ficará trancada por trinta minutos em protesto contra os 30 mil jovens vítimas de homicídio por ano no Brasil

Cerca de 500 jovens de todo o Brasil trancam, neste momento, uma das principais avenidas do Rio de Janeiro, onde se localiza a Vara da da Infância e da Juventude. O trânsito de veículos na Presidente Vargas ficará parado por 30 minutos como forma de protesto contra o extermínio da juventude brasileira. Segundo dados divulgados no Atlas da Violência do Ipea, morrem mais de 30 mil jovens por ano no país por homicídio. As principais vítimas têm entre 15 e 29 anos.

A ação é realizada pelo Levante Popular da Juventude com a participação de militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que realiza o seu 8º Encontro Nacional no Rio. Contrários à redução da maioridade penal, que voltou à pauta do Senado Federal na última semana, os movimentos acreditam que é necessária a mobilização da população para barrar a medida.

O objetivo da ação é chamar a atenção da população para se posicionar contra a redução da idade mínima para o encarceramento. “Os jovens são, na verdade, vítimas de um verdadeiro extermínio e, ainda assim, querem colocá-los nas prisões. Querem resolver a violência com mais violência, ao invés de investirem em educação”, afirma Breno Rodrigues, integrante do Levante.

No último ano, a educação sofreu uma série de ataques por parte do governo federal. Um exemplo é a implantação da Emenda Constitucional 95, que congela por 20 anos os investimentos em saúde, educação e assistência social. Nesse período também retiraram a exclusividade da exploração do pré sal da Petrobras e, com isso, inviabilizaram a destinação dos royalties do pré-sal para educação, aprovada em 2013.

Local: Avenida Presidente Vargas na altura do Terreirão do Samba

#30minPelos30mil