Que fazer com o conservadorismo?

Você está visualizando atualmente Que fazer com o conservadorismo?

Por Lucas Inocêncio, militante do Levante Ceará e Diretor de Movimentos Sociais da UNE

No dia 9 de julho, aconteceu uma manifestação estudantil em frente ao Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atividade construída pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) que estava reivindicando aos governos estadual e federal os fins dos cortes na área da educação. A manifestação se constituía pacificamente até um proprietário de um veiculo avançar no bloqueio da pista e atropelar três estudantes, sendo dois levados com urgência aos hospitais mais próximos.

É dever nosso realizar um diagnóstico sobre esse fato. O conservadorismo que estamos presenciando desde ano passado, vem trazendo o discurso de ódio contra qualquer manifestação democrática e progressista. Nesse caso, nada mais é que um exemplo concreto “de peitar” e enfrentar as manifestações democráticas. De colocar em prática o discurso de ódio, de intolerância e de desrespeito ao conjunto dos movimentos sociais.

Diante disso, nos cabe nos amedrontar, recuar e se esconder? Não! Devemos sim nos organizar contra esse discurso de ódio, de intolerância de desrespeito. Nos cabe, a tarefa de organizar cada vez mais jovens estudantes e trabalhadores pré-dispostos que almejam mudanças reais.

Observamos que o senhor Eduardo Cunha, presidente da Câmara de Deputados do Congresso Nacional vem representando bem esse discurso de ódio, principalmente colocando em prática como presidente da Casa, votações que carregam profundamente esse retrocesso nas pautas da terceirização, contrarreforma política e redução da maioridade penal.

Para barrar todas as tentativas desse conservadorismo, devemos evidenciar os anseios desse projeto reacionário. Nesse sentido, se faz urgente e necessário colocar em debate as principais questões da agenda política. Através da participação direta do povo brasileiro que poderemos dar passos importantes para a consolidação da nossa democracia, com uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político poderemos realizar esse feito da participação direta em nossas decisões.