Curso Popular reúne mais de 1000 jovens no Ceará

Você está visualizando atualmente Curso Popular reúne mais de 1000 jovens no Ceará

Entre os dias 5 e 8 de setembro, acontece na Universidade Estadual do Ceará (UECE), o primeiro Curso Popular da Juventude, organizado pelo Levante Popular da Juventude e o MST.

O encontro, que traz como eixo central o tema “Juventude do campo e da cidade transformando por aqui” está reunindo cerca de 1200 jovens, de mais de 60 municípios de todas as regiões do estado para debater o protagonismo e o pape da juventude no país.
Para Paulo Henrique, da direção estadual do MST, o Curso Popular da Juventude trouxe à tona um grande processo de mobilização no campo e na cidade.
“Realizamos cursos regionais em Sobral, Cariri, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Crateús, Litoral e Caucaia. Todos esses encontros tiveram três objetivos: unificar a juventude do campo e da cidade em suas regiões para discutir suas regionais, fazer uma boa preparação para o curso estadual e apontar quais os desafios a serem travados pela juventude da classe trabalhadora nos próximos períodos”, diz.
Durante o encontro aconteceram plenárias, rodas de conversa, debates e oficinas que vão do grafite e muralismo ao teatro.

21036535319_dc7af0a514_b
“Já começamos com muita animação, ultrapassamos a expectativa com de participantes. São estudantes, camponeses, indígenas, quilombolas e jovens trabalhadores de todo estado que, juntos estão construindo esse espaço de troca, experiência e formação”, relata Tamyres Lima, da Coordenação Nacional do Levante Popular da Juventude.

O final do curso foi marcado por uma grande marcha rumo ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado do Ceará, exigindo políticas públicas para a juventu11951760_981616908526765_2441345752510384599_nde cearense e de todo o Brasil.

O curso faz parte de uma série de encontros e jornadas que estão acontecendo em todo o Brasil desde o início do ano por iniciativa do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra e do Levante Popular da Juventude.