[Ao vivo] Lançamento do 3º Acampamento Nacional do Levante

Você está visualizando atualmente [Ao vivo] Lançamento do 3º Acampamento Nacional do Levante

 

Levante Popular da Juventude lança hoje, seu terceiro acampamento nacional

O movimento, que se organiza a partir do centralismo democrático, realizará hoje o lançamento de seu terceiro acampamento nacional, instância máxima de decisão da organização. A cerimônia acontecerá na sede regional do Sindicato dos Bancários, em São Paulo, às 18h e contará com a presença de representantes de diversos movimentos e organizações do campo político e outras personalidades públicas que apoiam o Levante.

O Levante está presente em 24 dos 26 estados brasileiros nos quais, até o acampamento nacional que acontece entre os dias 5 e 9 de setembro em Belo Horizonte, terão realizado seus acamamentos estaduais. O acampamento nacional acontece a cada dois anos e é o espaço máximo de deliberação do movimento.

Durante os cinco dias de evento, os 7 mil jovens que são esperados, discutirão os principais temas da juventude que estão em pauta e a partir daí construirão um programa político para atuação no próximo período. Além do debate das pautas políticas, o Acampa, como chamam, é um espaço de diálogos, trocas de experiências e muita cultura. O acampamento se encerra com a seleção de uma nova coordenação nacional a partir das discussões que se desenvolveram nos acampamentos estaduais.

Acampamentos anteriores

O primeiro acampamento aconteceu em 2012 em Santa Maria-RS, quando o Levante deu o ponta pé para sua nacionalização. Nele estavam presentes 1200 jovens de 17 estados. Até então, o movimento que surgiu em 2005, em Porto Alegre atuava apenas no Rio Grande do Sul. O segundo, já com 3200 jovens, foi realizado em Cotia-SP, e reuniu jovens camponeses, estudantes e moradores das periferias urbanas, representantes de movimentos sociais do Brasil e toda América Latina.

[17:54:40]
Cadeira elétrica na funarte