Campanha pelas creches

creche

No Brasil, em torno de 80% da demanda por creches não é atendida. Para 88% das mulheres a creche é uma das principais demandas para o poder público. E 27,4% das jovens de 15 a 24 anos são mães.

Enfrentamos o déficit de vagas, precarização, terceirização do ensino infantil e descaso do poder público que acaba afetando e prejudicando a vida de milhões de brasileiros, primeiramente das crianças, que não tem acesso a esse direito básico e as mulheres, que pela divisão sexual do trabalho, são as responsabilizadas pelo cuidado das crianças e acabam deixando de trabalhar e estudar para dar conta dessa tarefa. Por isso essa pauta integra a luta por um Projeto Popular para a Educação e um Projeto Feminista de sociedade, que dê as condições de emancipação as mulheres.

Por essa conjuntura é necessário e urgente encaparmos uma campanha e irmos com todas as nossas forças em busca desse direito. A capacidade de articulação e unidade em torno dessa pauta nos anima a construir essa campanha juntamente com a sociedade!

Queremos creches no local de moradia, para que a criança crie laços com a comunidade da qual ela faz parte. Queremos creches nas universidades, para avançarmos no ensino, pesquisa e extensão no Brasil por meio das creches universitárias. Queremos profissionais da educação valorizados. Queremos o compartilhamento das tarefas domésticas com a sociedade e com os homens, para a emancipação econômica e autonomia das mulheres. Queremos mais creches públicas, gratuitas e de qualidade para avançar em um projeto popular de sociedade!