Afirmação: um cursinho popular e um sonho coletivo

No dia 10 de abril, o cursinho popular pré-Enem Afirmação iniciou a sua segunda turma de 2017, no Colégio Estadual Júlio de Castilhos. A primeira iniciou as aulas no dia 27 de março. Nas duas turmas, cerca de 80 jovens que estudam e trabalham sonham em concluir o Ensino Médio e conquistar uma vaga na universidade. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

Em 2015, numa iniciativa do movimento social Levante Popular da Juventude, o Afirmação surge como um intensivo pré-Enem com a duração de três meses. Desde o início, é formado por professores voluntários que acreditam na importância de democratizar o acesso à Universidade: professores já formados e estudantes de licenciatura de diversas áreas. A primeira turma contou com 40 alunos. Em 2016, com 45 alunos do Protásio Alves, Júlio de Castilhos, Paula Soares, Ernesto Dornelles e Presidente Costa e Silva (escolas públicas locais), o Afirmação se consolidou como uma alternativa de cursinho popular e gratuito para os estudantes de Porto Alegre que não têm condições de pagar cursinhos privados.

Para além da divulgação online, todos os anos são realizadas passadas nas escolas para divulgar o Afirmação. Este ano, foram preenchidas 230 pré-inscrições e apesar da grande procura e demanda por cursinhos populares nas escolas públicas da cidade, ainda há muitos estudantes que desistem ou acabam evadindo, sobretudo por problemas financeiros – como a falta de passagens. No início do ano, conversamos com antigos alunos do Afirmação que entraram na universidade através das Ações Afirmativas, as conhecidas cotas sociais e raciais.

“Uma forma nova de ver as coisas”

Gabriel Farias tem 17 anos, é um jovem negro de Porto Alegre apaixonado por Teatro e que tirava as dúvidas de Matemática de todo o mundo no Afirmação. Fez a primeira e a segunda série numa escola pública no bairro Serraria, mas na terceira série conseguiu uma bolsa do governo do estado em parceria com a escola particular Madre Raffo, no Belém Novo. Eram dois ônibus para ir e dois ônibus para voltar para casa, mas ficou no Madre Raffo até à oitava série.

Depois de passar por outras escolas, foi parar ao Júlio de Castilhos no segundo ano do Ensino Médio. “O Julinho foi a melhor escola onde podia ter pisado na minha vida. Aqui eu soube aprender, soube estudar. Era a minha segunda casa”, diz Gabriel ao recordar que no passado passava mais tempo no Colégio do que em casa. A rotina era cansativa e acredita que se não tivesse conquistado a sua vaga na universidade em 2016 não iria desistir, mas passar na UFRGS, nas suas palavras, “foi um alívio”. Entrou na Federal do Rio Grande do Sul pelo Enem e pelo Vestibular, em Geologia e em Teatro. “Na família da minha mãe eu vou ser o primeiro a entrar na faculdade. A federal é feita pra gente. O Afirmação meio que me abriu as portas porque eu pude escolher”, acrescentou.

Em 2016, o Colégio Estadual Júlio de Castilhos foi ocupado pelos estudantes, um deles o Gabriel. Durante toda a ocupação as aulas do Afirmação continuaram, eram abertas a todos os estudantes e o Gabriel praticamente nunca faltou. Já tinha feito o Enem em 2015 e quando perguntamos de que forma o Afirmação contribuiu para conquistar a vaga na UFRGS conta que, para além do cursinho ter contribuído no seu amadurecimento, “com o Afirmação veio um ensino mais democrático, uma forma nova de ver as coisas. Aquele conhecimento que a gente leva para a vida, como construção do ser humano”. Sobre os professores diz que “eram muito preocupados com o Brasil, com a Política, o estado de cada um ali e isso foi muito bonito. Essa coisa de alteridade que a gente viu ali dentro e sentiu”.

Escolheu o Teatro porque “era um sonho e não vou me aposentar mesmo”. A mãe, que o ensinou a ler, preferia que tivesse escolhido Geologia, mas Gabriel não abdica do sonho por questões financeiras: “é muito bom poder fazer o que tu ama”.

Mesmo antes de entrar na Universidade como aluno cotista, em setembro de 2016, Gabriel participou do movimento contra a revisão da Lei de Cotas na UFRGS e acredita que “devemos ficar alerta”, num momento em que somamos perdas em relação à Educação pública brasileira.

“No fim tudo valeu a pena”

A Victória Bonifácio está no terceiro semestre de Relações Internacionais na UFRGS. Em 2015, integrou a primeira turma do Afirmação e entrou de primeira na Universidade. Realizou um sonho e agora vai trilhando o seu caminho no sentido de realizar muitos outros. Estudante de escola pública e de baixa renda, entrou na UFRGS pelo sistema de cotas.

Morava na Zona Sul – onde ainda mora – e saía de casa de manhã bem cedo para ir até ao Julinho, colégio onde estudava. De tarde fazia um estágio na Prefeitura, num setor da Lomba do Pinheiro. No final do dia, voltava para o Julinho para não perder as aulas do cursinho. “Chegava umas onze horas em casa. Era bem puxado, dormia pouco, mas no fim tudo valeu a pena”, diz Victória.

No ano de 2015, os professores do Rio Grande do Sul entraram em greve e Victória, que nunca teve a possibilidade ou a oportunidade de pagar um cursinho privado, recorda: “fiquei um tempo sem professores, um mês sem aulas, que coincidiu com o período em que entrei no Afirmação. O Afirmação foi o que realmente me ajudou a passar no Vestibular”. Foi pelo Vestibular que a Victória conquistou a vaga e acredita que embora Enem e Vestibular “sejam provas diferentes, algumas questões que eu não tinha nem visto na escola eu vi no Afirmação e são questões parecidas”.

O fato de serem voluntários fez com que Victória admirasse os professores do Afirmação: “eles também tinham a vida deles e sempre dispunham de um tempo para nos ajudar”. Para a Victória é uma questão de acumular mais conhecimentos, mas acrescenta: “quem sabe daqui a um tempo eu vou poder contribuir com o Afirmação”.

A estudante de Relações Internacionais acredita que o seu curso ainda é bastante elitizado, “mas tem mais cotistas como eu”. Defende que o importante é não desistir, “porque um dia tu vai conseguir. Nunca deixe que alguém diga que não vai conseguir. Se eu tou aqui, qualquer um consegue”.

“O número de vagas para cotistas é extremamente baixo”

William Abreu acabou de fazer 19 anos e entrou em Publicidade e Propaganda na PUCRS, através do Prouni – Programa Universidade Para Todos. Depois ter encaminhado os papéis da matrícula na PUC, descobriu que também tinha entrado em Ciências Sociais na UFGRS “na segunda chamada ou na lista de espera do SISU”, não recorda. “Quando eu vi que eu tinha passado pelo Prouni, que era tipo a última coisa que eu tinha me inscrito, eu fiquei muito feliz”, acrescentou o jovem da Lomba do Pinheiro, que concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Paula Soares.

Para William, que frequentou o Afirmação em 2016, “cursinhos populares auxiliam a população que não tem acesso a outros meios de estudo” e são um “super bônus, auxiliando muito o ensino público, porque ele é desfasado”. O que aprendeu no Afirmação conseguiu conciliar no Enem e no Vestibular, porque “as matérias e assuntos eram as mesmas”. Enquanto estudante, jovem, negro e da periferia, William acredita que os cursinhos e os professores voluntários “são um elo para as pessoas que não são visadas pelo Ensino Superior, que é o pessoal da periferia, da escola pública. Dizem a estas pessoas que também é possível para elas entrar na Universidade. Dão um impulso para quem não tem condições”.

Com vontade de um dia também dar esse empurrão, para que mais jovens como ele entrem na Universidade, William defende que cotas são “uma política de reparação histórica com o povo negro, mas o número de vagas para cotistas é extremamente baixo”. Ainda acrescenta que, dentro da PUC, “tem um pessoal que sofre preconceito mesmo, às vezes só por ser de baixa renda”.

Em relação ao Afirmação, William deixa ainda um recado para que os jovens “aproveitem cada informação e se puxem ao máximo. No Afirmação tu pode aproveitar várias coisas que às vezes durante o período de aula ou durante o dia não tem como. Tem professores maravilhosos, que dão dicas maravilhosas”.

 

 

 


24 comentários

  • Responder Cado Brasil |

    Mensagem do Cado para os primos:
    Caíram em todas,não foi isso?
    Não vou te enganar,não!Ao invés de te falar uma doce mentira,
    vou falar a dura realidade!
    Sabem os sinais que vocês recebem?São os comandos!No circo da Rede Globo,
    vocês foram colocados pra fazerem o papel dos macaquinhos amestrados.Colocaram
    vocês pra fazem gracinhas pro público.Os otários amestrados!
    Espero que um dia se recuperem.
    O problema dos artistas populares(a cultura de massa),é que depois das apresentações,
    eles voltam pras jaulas e para sofrerem todos os tipos de
    maus tratos.
    Feliz dos cânones(os eruditos),porque foram excluídos pelas televisões!

  • Responder Cado Brasil |

    Embora muitas vezes pareçam a mesma coisa,existe aquilo que é individual
    e aquilo que é coletivo,vejam só:

    A fala é individual.A língua é coletiva.
    Minha vida é individual.Transporte público é coletivo.
    O aluno é individual.A Educação é coletiva.
    O sucesso é individual.O fim da Rede Globo é coletivo.

    Toda peça tem sua função dentro da engrenagem,mas o que
    as pessoas querem e precisam ver,é o domador sendo devorado pelas feras!

  • Responder Cado Brasil |

    O nosso movimento(o levante de 2013),não luta por causas individuais.Todos nós temos nossas vidas particulares e que obviamente,também valorizamos,mas nossas causas,são causas coletivas,como:Educação e Saúde de primeiro mundo para o Brasil,transporte público de qualidade,realmente público e gratuito assim como é a Saúde e a Educação pública,moradia pra todos e pelo fim da corrupção.Lutamos por um futuro melhor pra juventude!

    Tenho certeza que existe um consenso entre todos nós,que integramos o
    Movimento Passe Livre,que hoje,nossa luta é muito mais ampla e que
    o sentido do termo “passe livre” também se ampliou em muito.Nossa luta é por liberdade
    geral e irrestrita pra tudo e pra todos!Liberdade de pensamento,de reflexão,de expressão,ideológica,de manifestação,produção cultural e etc…Na minha opinião,o maior problema atual é a escravidão e o que existe de mais urgente,é a abolição da escravatura!

    Por um mundo sem catracas,
    Passe Livre pra tudo e todos!

    Cado Brasil
    http://www.cadooficial.com

  • Responder Cado Brasil |

    Mensagem pros primos:

    Vocês são pessoas tão egoístas,de um jeito que só a vida de vocês importa
    e a vida dos outros não tem o menor valor!Quando vejo tudo caminhando
    pra vocês darem as vidas de vocês pela humanidade.Percebo que
    Deus escreve certo por linhas tortas!

    O que seria de um artista,se fosse odiado como pessoa,menosprezado como artista e as pessoas só fossem em seus show,se ele pagasse muito bem?Eu diria que ele não tem nenhum filho.Ele só tem empregados!

    Só por Deus mesmo,pra fazer os corruptos distribuírem dinheiro
    no meio do povo!Eu não ligo,porque na verdade,o dinheiro é do povo mesmo e está voltando para o verdadeiro dono!Espero que meus filhos aproveitem bema mesadinha que estou garantindo pra eles!

    Mensagem para juventude:

    A hora de colocar os metidos a malandros pra
    fazerem bem o papel dos otários,SEMPRE CHEGA!HaHaHa
    Não tenho nenhum funcionário,tenho filhos,mas sempre garanti
    uma graninha pra eles.Como agora!

    Que Deus abençoe a minha nação!

    Eles que invistam pesado no meio da mulherada.Veados tem que
    dar dinheiro pra mulheres bonitas mesmo!
    Depois a gente guarda um tempo pra dar risada deles!HaHaHa

  • Responder Cado Brasil |

    Eles que invistam pesado no meio da mulherada.Não se
    esqueçam da Patrícia,ela é minha preferida!

    Veado tem que dar dinheiro pra mulher bonita mesmo!Depois
    a gente guarda um tempo pra dar risada deles!

    Conselho meu pra todos,mas principalmente pras mulheres:

    Façam tudo que mandarem.Não se preocupem.Eles são
    uma quadrilha que tem por característica principal,a heterofobia!Vão
    mandar vocês me reduzirem a nada sexualmente,mas pra cada um dos
    planos deles dar certo,vão precisar de mim e de maneira indispensável!

  • Responder Cado Brasil |

    Os e.mails que sempre mando para o Levante Popular da Juventude e o Movimento Passe Livre,nunca chegam.Os meus primos não deixam chegar!Por que eles temem a verdade?

  • Responder Cado Brasil |

    Texto completo:

    Não existe nada de coletivo,nos interesses dos meus primos.Além de corruptos e metidos a malandros,são as pessoas mais egoístas que já vi na vida.Não ligam pra nenhum de vocês!Sei da necessidade deles de recrutarem soldados dispostos a matarem ou morrerem por eles,mas o que disputam,é o trono da besta e pra isso,só mediante guerra!Eles planejaram felicidade grande pra eles mesmos.Querem governar o mundo!Nossa ideologia,não é concentrar o poder nas mãos de uma pessoa.É outra,é o Sistema do Poder Popular.Nossa rebeldia é o povo no poder.NÃO SE DEIXEM ENGANAR!

    A verdade sobre eles,é que é grande o complexo de inferioridade.Se sentem muito piroquinhas ao lado do primo e tentam usar minha obra como enchimento de cueca pra eles.

    A coisa é muito simples!É como foi em todas as monarquias.Faz a guerra e se ganharem conquistam o trono.Aproveitarem a guerra que pretendem fazer,pra destruírem minha vida e roubarem minha obra,é pobreza de espírito e inveja da parte deles.Coisas que só atrapalham.Uma mentira que coloca eles em uma posição muito fácil de serem desmascarados pelos inimigos e ainda conquistam inimizades sem motivo! É a vaidade atrapalhando tudo!

    A ordem que tenho pra dar a todos os meus filhos,é que não se envolvam!O interesse é deles,eles que arrisquem as próprias vidas,não a de vocês e nem a mim!

  • Responder Cado Brasil |

    O caso dos irmãos Desgranges e dos irmãos Marinho,é cobra engolindo cobra!

    A recomendação que tenha para todos,é que a gente assista a tudo bem
    atentos sem fazer nada.É preciso ter todas as informações e estarmos
    preparados para ouvirmos muitas mentiras por parte deles.Não acreditem em nada do é
    é falado nas televisões.Tudo que falam,é só um teatrinho dirigido pelos irmãos Marinho e
    muitas vezes,até pelos irmãos Desgranges.Sempre encenado pelos escravos e
    para nos enganar!O melhor é não fazer nada!É muito
    importante pra gente,saber bem aonde pisa.

    Eles que se devorem uns aos outros.Isso é um
    negócio entre eles!

  • Responder Cado Brasil |

    Seguindo as pistas,descobri que isso que fazem comigo hoje,também fizeram
    com todos os outros artistas de sucesso.Incluindo os grandes nomes do Jazz,vejam só:

    A pouco tempo atrás,assisti a uma matéria no Jornal Nacional,que parecia a Rede Globo
    falando através de sinais.A matéria falava que propina era chamada pelos personagens
    da matéria,de alpiste(comida de passarinho).Isso me fez lembrar,que já tinham se referido
    a minha situação,dizendo,”o passarinho está na gaiola.”Mesmo que embora,nunca
    tenha recebido nenhuma propina da parte deles e nenhuma outra vantagem.Me lembrei,
    da gaiola com um passarinho que a vizinha,que serve a eles,deixa no quintal dela.Continuei
    refletindo e me lembrei de uma mulher que conheci no Rio de Janeiro,que me convidou para
    ir morar em Nova York e trabalhar como músico.Lembrei que ela comia gilo(comida de passarinho). Lembrei
    de um guitarrista de Jazz muito antigo,que se chamava Charlie Byrd (bird é pássaro em inglês).Me
    recordei da música “Bird Land”(terra dos pássaros),da banda Weather Reporter.Me lembrei de
    um clube de jazz em nova York,que também se chamava Bird Land.Me recordei de um vídeo
    que assisti a pouco tempo no Youtube(com busca direcionada por eles),com o saxofonista
    e compositor Michael Brecker,tocando com o guitarrista Mick Goodrick e a música
    se chamava “Nothing Personal”(nada pessoal).)

    Com isso que escrevi acima e vendo tudo que aconteceu e que
    acontece comigo,hoje.Qual é a conclusão?

    A gente que é artista,luta muito pra conseguir algum sucesso profissional.Encontra
    todas as portas da mídia tradicional,fechadas.Todas as televisões,rádios,
    jornais e revistas,nos excluem totalmente.Quando a gente,apesar de tudo,consegue fazer sucesso.Eles
    aparecem só pra atrapalhar!Chegam pra destruírem nossas vidas!Escravizam a todos,não deixam
    que desfrutemos do sucesso profissional,excluem todos os possíveis geradores de felicidade
    de nossas vidas(em especial,as mulheres) e fazem todos se submetem as piores humilhações que
    um ser humano pode passar.Assim como foi feito com todos,me colocaram em
    regime de isolamento( o passarinho está na gaiola).Proíbem todos de falar comigo.Não
    deixam nem que me mandem um e-mail!Não deixam que
    ninguém se aproxime de mim e ainda ficam me humilhando espalhando vídeos adulterados
    pela internet e de outras maneiras.A única diferença entre eu e os outros,é
    que não aceitei e não vou aceitar nunca a escravidão(não presto obediência a eles),além
    de não me submeter a nada!

    Isso tudo que fazem,é fruto de um modelo de televisão,que existe em quase
    todos os países do mundo.Tirando raríssimas exceções,como:Suíça,Suécia,
    Holanda,Dinamarca e Noruega.Nesses países,os governantes foram mais bondosos
    como o povo deles.Porque nesse modelo de televisão que temos aqui e na maioria
    dos países,além dos artistas,também escravizam e fazem atletas,jornalistas,políticos e
    pessoas comuns da sociedade se submeterem.Isso tudo,não passa de um esquema criminoso
    promovido pelas televisões.

  • Responder Cado Brasil |

    É preciso que a UNE,UBES e ANPG,recusem obediência ao poder autoritário
    da classe política e represente os interesses dos estudantes!É preciso que
    o congresso da UNE seja usado para que os estudantes exijam que eu
    deixe de ser mantido em cativeiro,que este site deixe de ser mantido em segredo,
    que os políticos acabem com o silêncio sobre os verdadeiros propósitos do levante de 2013,
    que se pronunciem a favor do Sistema do Poder Popular,que os irmãos Desgranges e
    os políticos parem de usar a UNE,UBES e ANPG para me atacar contando
    mentiras e me difamando com vídeos adulterados,que reconheçam que a
    luta contra mim,contra a juventude e pela manutenção de todos os cargos
    do legislativo,é só para manterem a roubalheira todos os níveis da política
    e o poder que hoje se encontra nas mãos deles!

    A classe política precisa deixar de ser o LIXO que sempre foi!

  • Responder Cado Brasil |

    Meus primos destruíram 12 anos da minha vida,antes do levante e continuaram a destruindo os anos após o levante de 2013.Conheço minha família.Nunca me invejaram pelo sucesso,sempre me invejaram pelo talento!Não era sucesso antes do levante.Nem dentro e nem fora da internet.nunca tive nenhum espaço na televisão,nem nas rádios,nem nos jornais e nem nas revistas.Sempre fui um artista descriminado por todas as mídias tradicionais.Na internet,existem vídeos de sucesso e não só de guitarristas,ou de músicos,ou de artistas,mas de todo tipo.Eu não tenho vídeos na internet e nem pretendo ter,porque prefiro MP3,mas sei que existem vídeos com 500 milhões de exibições,com 400 milhões de exibições,com 200,com 100 com 50 e com 20 milhões.Fiquei anos esperando a internet estar popularizada como hoje,para desfrutar do ambiente de liberdade e democrático e ter um espaço onde pudesse promover minha arte assim como os outros também fazem e não me deixam,A internet não oferece nenhum privilégio a ninguém,é um ambiente onde todos concorrem com igualdade de condições.O sucesso do levante não foi por causa das minhas músicas e sim por questões coletivas como Educações,Saúde,Moradia,transporte público,sistema político e o fim da corrupção,que são infinitamente mais importantes do que os caprichos da minha família que não aceita que o primo mais talentoso,faça mais sucesso do que eles.Eu poderia escrever um livro falando e questionando os absurdos e as desumanidades que fazem,mas afinal,porque minha família me persegue tanto?Qual é o argumento que colocam pra vocês?

  • Responder Cado Brasil |

    Favor avisarem ao Levante Popular da Juventude,ao Movimento Passe Livre e a todos os outros movimentos sociais e todos os sindicatos:

    O Trem e os trilhos ( continuação )

    Os plano dos três irmãos Desgranges,é de fazer uns brigarem contra os outros!Eles chegam no pessoal aqui em Assis,estimulam as pessoas a brigarem contra a Rede Globo e talvez contra o Levante Popular da Juventude,o Movimento Passe Livre e outros também.Dizem que vão falar contra a Rede Globo e reduzirem os irmãos Marinho a nada.Se
    passam sempre como aliados.Vão na Rede Globo e mandam os irmãos Marinho,prejudicarem as pessoas aqui em Assis e talvez,também mandem outros fazerem o mesmo e sempre dizendo que estão juntos com eles.Vão no Levante Popular da Juventude e no Movimento Passe Livre,estimulam
    eles a brigarem contra o pessoal aqui em Assis e contra a Rede Globo e sempre se dizendo aliados.Estimulam que todos revidem aos ataque que sofrem,mas que na verdade,foram promovidos por eles mesmos.Mandam
    as televisões veicular matérias mentirosas dando ao entender que eles estão atacando a Inglaterra,os Estados Unidos e a União Europeia,para parecerem que também estão na guerra,sempre dizendo
    que sabem muitos segredos de todo mundo e que vão reduzir todos a nada.Fazem o mesmo com as igrejas,os estudantes,os candidatos a artistas de televisão e todos os outros,mas a participação deles em todas
    estas guerras,nunca existiu e nem vai existir.A estratégia deles,é promover várias guerras pra matar ou morrer,de todos contra todos. Eles nunca se envolvem.O envolvimento deles,fica sempre só na promessa.Não é e nunca foi esse o objetivo deles.Menos contra mim.Porque cometi um crime
    gravíssimo.O de ser mais talentoso do que eles.Me estimulam a brigar contra o mundo todo sozinho!Contra mim,o empenho deles é total e ainda querem unir todos os poderes,de todas as nações e toda a
    humanidade para destruírem minha carreira,minha vida e roubarem minha obra.Os objetivos deles são dois:O primeiro e de se vingarem do primo por ser mais talentoso.O outro,foi o grande erro que cometeram e que provavelmente,vai ser o fim deles.O de governarem o mundo e não
    porque querem o bem da humanidade.Só por interesses individuas.Na verdade,são tiranos!Eles são como os trilhos que determinam por qual caminho seguir,mas estão querendo fazer todos os trens colidirem uns com os outros e em velocidade máxima,para promover uma grande catástrofe entre todos nós,pra depois chegarem sem nenhum arranhão,falando sobre
    justiça,sobre valores morais,éticos e dizerem como todos tem que ser e como tem que deixar de ser.

    A estratégia de fazer uns brigarem contra os outros,já foi usada na colonização do Brasil,quando os portugueses faziam umas tribos indígenas brigarem contra outras.Isso que a gente também vê,de promover a desmoralização dos poderes e dos governantes,para depois tomar o poder,é estratégia que também já foi usada antes.

    Para concluir,eles sabem das limitações que tem como artistas,mas já mais se acharam piroquinhas.Muito pelo contrário,querem governar o mundo!

  • Responder Cado Brasil |

    Comunicado dos brasileiros pro mundo:

    Existe um Brasil cheio de qualidades,mas que é oprimido,humilhado,roubado e mantido escondido de todos.Este mesmo Brasil foi descoberto pelos estudantes que tinham sentimentos e objetivos muito mas humanos,justos e bem intencionados.Assim os estudantes se transformaram nos verdadeiros donos dele e é para os estudantes
    que o Brasil existe.

    Minha obra não pertence nem aos americanos,nem aos ingleses,nem a União Europeia,nem a Rede Globo e nem aos meus primos.Minha obra pertence aos meus filhos amados e é só deles,porque assim foi determinado por mim.O que eles compartilharem com os outros,é pura generosidade da parte deles.Não precisam de nada disso!Meus filos são os mais lindos do mundo e o dia em que forem conhecidos,todos ficarão maravilhados.Por que disso?É a Educação!Eles foram criados pra isso.Pra serem maravilhosos!

    A arca do concerto de Deus é para libertação,livramento,prosperidade e gloria dos meus filhos!

    Mensagem aos meus filhos(a Banda do Levante):

    Que nos momento difíceis,nas adversidades e quando os nossos inimigos
    cantarem cânticos de guerra,que a gente saiba improvisar em harmonia!Que nossos inimigos saibam nos respeitar,parem de lutar por interesses particulares deles mesmos e atentem pras nossas necessidade,porque nós somos 40 milhões.Nós somos uma nação!

    Que Deus proteja e abençoe a minha nação!

  • Responder Cado Brasil |

    Mensagem para meus filhos que também dedicam estudos na
    área da música:

    Hoje,deixo em destaque,uma música na qual fica evidente o quanto é importância para o músico,ter cultura.Fica evidente a importância do estudo de harmoniana criação do tema,tanto quanto para o improviso harmônico.Na verdade,a parte A da música,é o tipo de tema,no qual a composição é o arranjo e o arranjo é a composição.Essas duas coisas nascem juntas e são a mesma coisa.Na parte B,me aproveitei da liberdade proporcionada pelo distanciamento por completo da tonalidade e abandonei essa técnica,mas sempre evitando a aproximação da harmonia,para algum centro tonal.Para na parte B,sugerir uma tonalidade,mas de duração muito curta,porque logo a tonalidade sugerida,some completamente na volta para o início do tema,ou na ida para o improviso harmônico.Quanto ao improviso harmônico,ele se relaciona com o tema,mantendo o ambiente híbrido de atonalidade.

    Música: “Galáxia Distante”

    Meus filhos ainda me darão muitos netos.

    Dica de livro,para aqueles que desejam ou precisam entender
    um pouco,do que acontece do outro lado do muro:

    Esse livro é sobre um governo totalitário,onde todos os cidadãos são
    vigiados por câmeras,24 horas por dia e todas as liberdades são coibidas
    por esse sistema político rígido e autoritário,que a ditadura em questão,proporciona.

    Livro: 1984
    Autor: George Orwell

    http://www.cadooficial.com

  • Responder Cado Brasil |

    Comentários sobre a aparente normalidade,que as emissoras de televisão,em especial,a Rede Globo,estão tentando transmitir no dia de hoje:

    O que será que existe por trás dessa aparente normalidade que estão tentando
    transmitir nesse momento?Que mundo será esse,que a família Marinho construiu?Será o mundo do surdo-mudo,no qual só se comunicam por sinais?Já perdi as contas,de quantas vezes já neguei tudo isso que me pedem hoje!Estalam a casa toda,tossem,buzinam e apitam pra se comunicarem,mas nunca se dirigem diretamente as pessoas utilizando a fala?Por que vemos nas televisões,
    profissionais como:Profissionais da comunicação,advogados,promotores,juízes,
    procuradores da república,políticos e jornalistas,que deviam dominar a língua portuguesa e que precisam tanto da oratória no exercício de suas profissões,se recusam a falar diretamente com o povo e ficam só mandando sinais?O que será que querem nos dizer com tantos sinais e porque nunca dizem diretamente o que querem dizer?Por que desse mundo de matérias mentirosas na televisão,que são montadas somente para mandarem sinais?Quer me influenciar psicologicamente?Está longe,minha mente é forte!Por que tanta obediência de todos?Por quede tanta fidelidade aos seus donos?Morrem pela Rede Globo?O poderia fazer um escravo não ser abolicionista?

    Que povo esquisito será esse,que abita do outro lado do muro?

  • Responder Cado Brasil |

    Vocês vão se arrepender amargamente de estarem dando o país nas mãos destes 3 tiranos.E o que vão falar pros filhos de vocês?Como vão explicar isso que estão fazendo hoje?É que vocês todos eram LIXO!Que não tinham moral pra falarem nada?Se assumindo lixo como se assumem,talvez meus primos estejam certos de jogarem todos vocês na lata de lixo mesmo!Vocês conhecem bem o lugar de vocês no mundo!

  • Responder Cado Brasil |

    Uma vantagem que tenho sobre vocês,é que tive como exemplo a ser seguido,pessoas como Mozart.Nunca consegui ser tão bom quanto ele,mas só me fez bem ter em quem me espelhar.As pessoas que são oferecidas pra vocês se espelharem,são pessoas como Paulo Maluf,Ronaldo Caiado,Lula,Dillma e Aécio.Ou seja,vocês não tem em quem se espelhar e acabaram,fazendo de vocês,esse lixo que são,pra perpetuar o crime.Porque pras futuras gerações,se tudo acontecer como planejam,quem vão ser oferecidos pros jovens se espelharem,vão ser meus primos!HHH

    Uma fábrica de produzir lixo!!!

    Que vontade que tenho de escapar de vocês!

  • Responder Cado Brasil |

    A herança de Deus é um bem intransferível e o inventário só vai ser concluído,
    o dia em que os herdeiros forem pessoas livres e desimpedido.O povo de Deus
    não tem pressa,porque sabem que tem toda e eternidade pela frente.A gente espera!

    O testamento,são vocês que guardam!

  • Responder Cado Brasil |

    Vivemos um momento em que todos os poderes estão sendo corroídos
    diante dos nossos olhos,em uma disputa egoísta e gananciosa.Vamos aguardar pra ver o
    que fazem e o que vai acontecer!

    Vamos ver como eles,lá do outro lado do muro,lidam com essa situação de deterioração.

  • Responder Cado Brasil |

    Deixem que todo aconteça,porque quando chegar a hora certa,são vocês que vão guardar e proteger a arca do concerto de Deus,mesmo se for em segredo.A arca é verdadeira,mas eles talvez sejam uma fraude e aquilo que está nas escrituras,na verdade,não está acontecendo.O segredo da arca,deve ser guardado até o momento em que a verdadeira besta estiver na terra.Pode não ser esse o momento do mundo conhecer a arca do concerto de Deus.

    Independente do que aconteça!Aguardem por novas instruções.Não se preocupem,está tudo sobre controle.Tanto na questão cultural,quanto na questão histórica e religiosa.

  • Responder Cado Brasil |

    Vocês lembram,das coisas que falei e que circularam na internet,acabando
    por gerar o levante de 2013 e o movimento violento?Vocês lembram do que falei sobre meus primos,o Jorge Desgranges,Flavio Desgranges e Claudia Desgranges,no que diz respeito a eles poderem cometer qualquer crime,sem que ninguém tenha poder para prende-los?Então vejam só o que fizeram depois do levante diante dos de toda Justiça e de toda mídia:

    Eles são golpistas,ladrões,assassinos e estupradores e depois do levante,o que fizeram,foi o mesmo que já vinham fazendo antes,só que dessa vez,o foco principal foi os estudantes jovens,adolescentes e crianças.As crianças,adolescentes e jovens,estão totalmente desprovidos da proteção das leis e da Justiça.Foram todos abandonados pelo poder público!Meus primos,aplicaram um golpe em mais de 10 mil pessoas
    de todas as idades e escravizaram todos eles.Além disso,promoveram o estupro de mais de 1000 pessoas.Eles são homossexuais,heterofóbicos e a maioria dessas pessoas estupradas,são homens e mulheres heterossexuais
    que são forçados todos os dias a se submeterem ao desprazer da pratica do homossexualismo em toda sua amplitude.Fizeram isso,principalmente com crianças e adolescentes,além de jovens,mas também com pessoas de todas as idades.Todos são vigiados por câmeras 24 horas por dia.Tudo foi e está sendo financiado com dinheiro proveniente de corrupção e acontece diante dos olhos da Justiça e dá mídia!

    Para todos os crimes cometidos,os irmãos Desgranges contaram com a ajuda da mãe deles(Marlene Desgranges),do pai(Jorge Loureiro)que financiou os crimes,do primo(Claudio Desgranges(que também é
    o namorado do Jorge Desgranges),da prima(Leila Desgranges),da mulher do Flavio(Giuliana Simão)que vive um casamento de fachada,porque o Flávio também é homossexual,da mãe dela e do tio,o Tom Zé(artista de televisão).

    Quem são estas pessoas que integram a quadrilha do Jorge Desgranges,
    Flávio Desgranges e Claudia Desgranges?

    Monstros!

    Quanto a mim,estou cumprindo a condenação que me impuseram,de prisão perpétua em regime domiciliar,em isolamento e também vigiado por câmeras.Além disso,fizeram uma campanha difamatória intensa me humilhando com vídeos adulterados,ridicularizando meu pênis,com o intuito de destruírem minha carreira de músico e me queimarem
    com as mulheres .Todos as pessoas estão expressamente proibidas por eles de se dirigirem a mim.Vivo em isolamento total!Ninguém pode falar comigo nem por e-mail,nem por telefone e nem de nenhuma outra maneira.O motivo desta condenação,é por ter cometido o crime terrível de ser mais talentoso do que eles.

    Tudo está sendo acompanhado pela Justiça e pela mídia que não faz nada,mas sabem muito bem,que a pena deles é pra passarem o resto da vida na cadeia,além de todos nós que fomos lesados por eles,
    termos direito a indenizações milionárias.Tanto por parte deles,que são ricos,quanto por parte do estado,que se omitiu e deixou que todos estes crimes acontecessem,demonstrando total incapacidade.Todas as vítimas devem ficar ricas e as pessoas que foram estupradas,devem ser poupadas da exposição na mídia.Quem deve ser exposto na mídia,são eles!
    O POVO BRASILEIRO EXIGE ISSO DAS AUTORIDADES!Se não fizerem isso,
    vai ser o fim da Rede Globo e de todos vocês que deveriam nos proteger e não fazem!

Deixe seu comentario