CARTA COMPROMISSO

Você está visualizando atualmente <strong>CARTA COMPROMISSO</strong>
Foto: Dule Maria / @dulemaria

ENCONTRO NACIONAL DO LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE

Em 10 anos de história, nós, do Levante Popular da Juventude, nos comprometemos com a luta do povo brasileiro e com as lutas dos povos de todo o mundo que sofrem as bárbaras investidas da face mais perversa do capital, o imperialismo. Realizamos escrachos e construímos acampamentos, reunimos milhares de jovens de Norte a Sul do Brasil, organizando a juventude nos mais diversos territórios. Adentramos universidades, escolas e periferias, afirmando a diversidade da juventude da classe trabalhadora e a importância da unidade da esquerda.

O legado de uma década de luta e de mobilização não é só nosso. A construção de três acampamentos nacionais e diversos acampamentos estaduais, cursos de formação, escrachos e marchas, é fruto do acúmulo de lutas das organizações e dos movimentos populares que nos antecederam no Brasil, na América Latina e no mundo. Combinamos a ousadia da juventude com a experiência dos imprescindíveis.

Construímos o melhor de nós e o necessário para o Brasil. Em 10 anos de vida, lutamos por um Brasil para os brasileiros. Escrachamos os torturadores da ditadura e os golpistas Eduardo Cunha, Michel Temer e Bolsonaro. Lutamos contra a redução da maioridade penal, os cortes na educação, contra o golpe de 2016 e a reforma trabalhista. Defendemos a democracia e a liberdade de Luiz Inácio Lula da Silva. Denunciamos o projeto de morte de Bolsonaro na pandemia, defendendo o SUS e a ciência como patrimônios do povo brasileiro. Exigimos o direito à vida de milhares de jovens, mulheres, negros e negras, lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis.

Sacudimos a União Nacional dos Estudantes, afirmando que agitação e propaganda é política e que a unidade é a bandeira da esperança. Construímos a rede de cursinhos Podemos Mais, o Festival da Resistência, ações de solidariedade da Nós por Nós e a Escola Nacional Paulo Freire. Praticamos a solidariedade e reafirmamos que o que nos guia é o trabalho de base com o povo brasileiro, caminhando na construção de um projeto popular para o Brasil. Nos solidarizamos com as lutas dos povos do mundo, compomos brigadas internacionalistas, voltando sempre mais convictos de nosso compromisso com a luta revolucionária. 

Foto: Emilly Firmino / @caaajuina

Em mais um passo de nossa construção, reunimos no nosso Encontro Nacional, entre os dias 16 a 19 de junho de 2022, em Niterói, 1200 militantes de 25 estados do Brasil. Nos reencontramos com a coragem de jovens militantes que resistem a um dos períodos mais difíceis e assombrosos de nosso país. Rememoramos nossas lutas, ligamos passado e presente, e, em coletivo, nos fortalecemos para planejar o futuro de uma juventude que insiste em dizer: não baixamos a cabeça para ninguém. Transformamos nossos medos e nossos sonhos no Programa Popular para Juventude, afirmando que a juventude quer viver. E mais uma vez fomos às ruas e gritamos: Racismo mata! Basta de chacina! Basta de extermínio da juventude preta! Se o Brasil não for bom para o jovem negro, não será bom para nenhum de nós. 

A juventude no Brasil e no mundo vivencia o agravamento das condições de vida e a falta de perspectiva de futuro, fruto de uma crise estrutural do capitalismo que se apresenta nas dimensões de crises econômica, política, social, ambiental e de valores. A crise deixa nítido que o capitalismo é um modo de produção que não consegue atender às necessidades fundamentais da população, sendo a juventude a mais afetada. 

Em 2016, com o golpe dado contra a presidenta Dilma e contra todo o povo brasileiro, setores da burguesia conseguiram junto ao Estado implementar uma agenda neoliberal ortodoxa, que diminuiu os direitos do povo e retrocedeu em avanços obtidos nos governos Lula e Dilma no campo da soberania, entregando nossas riquezas para o imperialismo. O golpe veio acompanhado pela fascistização da política, que se tornou mais latente a partir das eleições de 2018, resultando na perseguição da esquerda e colocando no centro da luta política do país a luta ideológica.

No governo de Bolsonaro, tivemos um aprofundamento da política econômica neoliberal e, com a crise sanitária, decorrente da pandemia da COVID-19, as condições de vida do povo brasileiro e da juventude se tornaram ainda mais precárias, com retorno da fome e da miséria, e com o aumento da exploração e da falta de emprego e de moradia. Depois de quatro anos do governo de Bolsonaro, temos um Brasil desolado e completamente empobrecido. Os jovens passaram a ocupar, cada vez mais, postos de trabalho precarizados e informais, tendo como consequência o abandono dos estudos. Como parte do projeto neofascista do bolsonarismo, o extermínio da juventude negra em seus territórios atingiu números alarmantes, decorrente do aumento da violência policial. O governo Bolsonaro tem um projeto que quer aniquilar as possibilidades de existência individual e coletiva da juventude das periferias. 

Contudo, esse cenário apresenta uma série de contradições no seio da classe dominante e abre uma janela histórica para colocarmos em disputa na sociedade um projeto comprometido com os interesses do povo. Com esse mesmo comprometimento, entendemos que, na atual conjuntura, a eleição do presidente Lula é a única saída viável para derrotar o projeto neofascista que é o bolsonarismo, e é a candidatura que tem as reais condições de representar os interesses do povo. Nos comprometemos a construir, em unidade com as demais forças de esquerda, a campanha de Lula, que terá a cara da juventude, a cara da esperança de um futuro para os jovens do Brasil. Construiremos Comitês Populares em todo o Brasil, como instrumento para eleger Lula presidente e para organizar a juventude nas periferias, nas escolas e nas universidades. Além disso, nos comprometemos com a construção do Programa Popular para Juventude como forma de apresentar propostas de políticas públicas para garantia de uma vida digna para a juventude.

A nossa luta não termina nas eleições! Caso Lula seja eleito, o próximo período nos colocará a tarefa de garantir as condições políticas para a sua posse e para a construção de medidas emergenciais que apontem para a saída da crise. Almejamos um projeto de nação que coloque nos centro reformas estruturais e só conseguiremos ocupando as ruas com a juventude e o povo organizado! 

Weslley Souza / @souz4sh

Por isso, nós nos comprometemos:

  • Em seguirmos firmes na construção do Levante Popular da Juventude, movimento que completa 10 anos de história na luta por um Brasil para os brasileiros;
  • Em avançar no trabalho de base e na organização da juventude, com centralidade na política de solidariedade; 
  • Com a construção do 4º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude, um espaço que convoque a juventude brasileira a lutar pela transformação da realidade; 
  • Com a construção de um Programa Popular para Juventude que parta das demandas concretas da vida dos jovens brasileiros, mas que alcance também os sonhos da juventude; 
  • Em combinar as diferentes formas de luta política, aprofundando nossa atuação na luta institucional, na luta ideológica, na luta social, com especial atenção para a luta de massas; 
  • Com a construção de um projeto de nação comprometido com a soberania, com a autodeterminação dos povos, com a garantia do acesso aos bens comuns da natureza e com a vida dos povos latinoamericanos; 
  • Com a construção de um país que supere o racismo estrutural, o patriarcado, a lgbtfobia e a exploração do povo brasileiro, garantido saúde, educação, cultura, trabalho, moradia e uma vida sem violência; 
  • Com a construção dos Comitês Populares, para derrotar o bolsonarismo nas urnas e nas ruas, elegendo Lula presidente e para avançar na organização popular; 
  • Com a tarefa fundamental de reconstrução de nossa nação, defendendo e fortalecendo a democracia, para avançarmos na construção de um Projeto Popular para o Brasil.

Levante Popular da Juventude: 10 anos na luta por um Brasil para os brasileiros 

I Encontro Nacional do Levante Popular da Juventude

 19 de junho de 2022, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil