Dia 25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

“Fortalecer a luta das mulheres negras para fortalecer a luta por uma nova sociedade”

“São tempos difíceis para as sonhadoras”. A verdade, porém, e a nossa história confirma, é que nunca foi fácil para as mulheres negras latino-americanas e caribenhas. E em tempos de golpismo e de avanço dos governos neoliberais, as contradições estruturais de um sistema capitalista-patriarcal-racista apenas se acirram.

Os povos da América Latina e Caribe passaram por processos de colonização que tiveram em comum a escravidão, a exploração e a dominação de seus corpos e das suas terras. É por isso que neste 25 de julho, dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, precisamos relembrar o histórico de lutas e resistência das mulheres negras, assim como apontar os caminhos coletivos de acúmulo de força popular para a transformação da realidade imposta por uma conjuntura de grande investida do projeto neoliberal em toda América Latina e Caribe.

Durante séculos, houve resistência à escravidão e o povo negro, tendo muitas mulheres entre suas lideranças, travou grandes lutas, revoltas e levantes. A escravidão deixou um vergonhoso legado de exploração, mercantilização e dominação do povo negro, se expressando e tomando forma nas relações sociais, na educação, no trabalho e na saúde. No sistema capitalista, para que a ordem social se mantenha e as relações de poder sejam estabelecidas, a violência se configura como uma das bases materiais de manutenção da exploração.

O “Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha” foi estabelecido em 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingo (República Dominicana), com o intuito de provocar a reflexão sobre a condição das mulheres negras na América Latina e Caribe. Este dia de luta não resume a sua importância somente em demarcar a condição e a resistência da mulher negra, mas também contribuiu para a construção do nosso feminismo, o feminismo popular.

Temos compreensão de que esta é uma luta de toda a classe trabalhadora, uma vez que a exploração, dominação e todas as consequências de nossa formação social, de um capitalismo estruturado com o patriarcado e o racismo, não recaem somente sobre as mulheres, mas estruturam as relações e a vida de todo o povo brasileiro. Em tempos de leituras individualizantes, se faz ainda mais necessário compreender o sistema patriarcal-racista-capitalista e reafirmar a saída coletiva, alicerçada na organização e no protagonismo daquelas que sofrem a exploração e a opressão.

Não é à toa e nem conjuntural: as mulheres negras estão em maior vulnerabilidade social desde sempre no Brasil.

– 59,4% das mulheres brasileiras vítimas de violência são negras*;

– 68,8% das mulheres brasileiras mortas por agressão são negras*;

– A mulher negra ganha 60% menos que o homem branco no Brasil**.

As mulheres negras são as principais vítimas dos abortos clandestinos e dos índices de feminicídio, como apontou o mapa da violência de 2015, em que o feminicídio (quando o assassinato decorre pela condição de mulher da vítima) de mulheres negras aumentou 54% em 10 anos, enquanto o das mulheres brancas diminuiu. Sem contar com o aumento do encarceramento feminino, em que mulheres negras são 86% das encarceradas. Os dados são alarmantes e nos evidenciam o que já sabemos: o racismo, a exploração e a opressão vividas pelas mulheres negras diariamente no Brasil.

A separação e hierarquização do trabalho de homem e de mulher, bem como a separação e hierarquização do trabalho de mulheres brancas e mulheres negras, coloca as mulheres negras na base da pirâmide social, nos postos de trabalho mais precarizados e subalternizados. As mulheres negras têm maiores jornadas de trabalho, ganham metade do salário dos homens brancos, estando a maioria concentrada no trabalho informal e sem carteira assinada. São as responsáveis na maior parte das vezes pelo trabalho doméstico e pelas tarefas de cuidado, atividade invisibilizada pela sociedade e com baixa ou até mesmo nenhuma remuneração.

Em tempos de crise econômica, política e social, são inúmeros os retrocessos e extremamente perceptível o aumento do conservadorismo. É sintomático o aumento da violência contra as mulheres negras no campo e na cidade – as mulheres negras morrem duas vezes mais que as mulheres brancas -, enquanto a rede de apoio institucional às vítimas se torna praticamente inexistente. Recentemente o governo ilegítimo de Temer cortou 61% das verbas destinadas ao atendimento de mulheres vítimas de violência. Além disso, determinou o fim da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Política para as Mulheres.

Estamos vivenciando o desmantelamento dos direitos sociais outrora assegurados e conquistados historicamente pela classe trabalhadora por um governo golpista, patriarcal, racista e antipopular. Em menos de um ano, congelou os investimentos na educação pública, impôs a reforma do ensino médio, sufocou sistematicamente o Sistema Único de Saúde (SUS), fortaleceu o caráter genocida das polícias e as políticas de limpeza racial dos grandes centros urbanos.

As mulheres negras querem e podem decidir os rumos do país. Querem – e vão – transformar a política e mudar a realidade do povo brasileiro e latino americano, que carregam uma história de resistência diante de um racismo que ainda pesa sobre seus ombros. É por isso que a construção de um feminismo das mulheres da classe trabalhadora, que esteja presente nas universidades, nos bairros, nas cozinhas, nos pontos de ônibus, nas filas dos hospitais, dentro dos lares brasileiros, enfrentando as contradições, precisa ser parte do horizonte de construção do Projeto Popular para o Brasil.

Enquanto as mulheres negras da classe trabalhadora forem exploradas, estiverem fora dos espaços de produção do conhecimento, em trabalhos precarizados e subalternizados, encarceradas nos presídios superlotados, morrendo nas filas dos hospitais, vítimas de abortos clandestinos e do feminicídio, a libertação do nosso povo não será possível. É preciso mudar o mundo pra mudar a vida das mulheres e mudar a vida das mulheres para mudar o mundo!

Nós, jovens negras, somos as filhas e as netas de mulheres guerreiras da classe trabalhadora, que matam mais de um leão por dia para sobreviver e sustentar os seus. No dia 25 de julho, todas e todos nós estaremos nas ruas, em unidade com as mulheres e organizações da classe trabalhadora, contra as reformas da previdência e trabalhista, pela legalização e descriminalização do aborto, o fim do feminicídio e exigindo Fora Temer! Queremos Diretas Já!

Seguiremos de punho erguido, celebrando a resistência de Teresa de Benguela, Luisa Amanda Espinoza, Mariana Grajales Cuello, Negra Zeferina, Maria Felipa e de todas as mulheres negras latino-americanas e afro-caribenhas, até que todas sejamos livres!

*Dossiê Violência Contra as Mulheres, Agência Patrícia Galvão, 2016.

** IPEA, 2015.


7 comentários

  • Responder Cado Brasil |

    As pessoas se acostumam com tudo e a felicidade,sempre volta ao nível que era antes.O maior problema com esse modelo de televisão que existe no Brasil e em vários outros países,é que com as coisas boas,a gente se acostuma rápido,mas com os desprazeres e com as abstinências,a dificuldade pra se acostumar,é muito maior.Não só para os artistas,mas também para atletas,políticos,empresários,jornalistas e todos os outros que também vivem sob esse sistema,o sonho de sucesso na vida,logo vira pesadelo e um novo sonho toma lugar desse sonho antigo que acabou.O sonho de libertação e livramento!

    O lugar dos irmãos Desgranges e dos irmãos Marinho,é aos meus pés,rastejando,com a língua de fora,lambendo a sola do meu sapato e me implorando ajuda.Só que eles não tem nada de bom pra oferecer,além de existirem coisas,que são inegociáveis,como a felicidade.Deixem eles,porque já se acostumaram a se humilhar pra mim e eu já me acostumei com eles se humilhando aos meus pés.

  • Responder Cado Brasil |

    As televisões do mundo inteiro são ruins.Nenhum dos donos de televisão é bom,mas os piores de todos,são os irmãos Marinho e a família deles,incluindo o Roberto Marinho Neto.Todos os amigos da família Marinho,donos de televisão pelo mundo afora.Se divertem rindo de nós,o povo brasileiro.Somos nós a piada que mais gostam!Eles dão muitas risadas assistindo a família Marinho gerando miséria no Brasil e contando pra eles como fazem aqui.É o melhor divertimento deles.Querem saber de uma piada comum que contam de nós,brasileiro?O salário mínimo!800 reais!Eles convertem isso pro euro a piada é logo entendida por todos!O riso é farto!Lá é tudo diferente.Eles não promovem miséria no país deles,muito pelo contrário.Lá nos Estados Unidos,na Alemanha,na Suíça,na Inglaterra,na Espanha,em Portugal,na Suécia,na Holanda,na Dinamarca,na França,na Itália,na Noruega,na Áustria,no Canadá,na Irlanda,na Nova Zelândia e em todos os outros países da Europa,a vida é boa.Vai ver quanto vale o salário mínimo lá na Alemanha ou em qualquer outro país desses.Lá também não é como o Brasil que milhões de pessoas morrem de fome todas as décadas.Lá ninguém morre de foma!A piada somos nós!Eles são a besta,mas a maldade não é contra o próprio povo deles,a maldade quem garante é a família Marinho e é somente contra nós.Com o povo deles,eles são bondosos!Vai ver a posição deles no ranquim da Educação!Qualquer um destes países!Compara com o Brasil.Vai ver a posição deles no ranquim de IDH!É só olhar como a Durga vivia sem a ajuda de ninguém da família na Grécia!E a Grécia é uma economia de merda.No Brasil,sem a ajuda da família,ela viraria mendiga!É só no Brasil que existe um déficit habitacional de 7 milhões de casas.Lá no país deles,não falta nada.É de nós que eles dão risada e os humoristas que provocam tanto riso,é a família Marinho.É por esse motivo,que todas as maldades que meus primos fizeram e ainda nos fizeram,tinha todas as televisões de todos estes países.Porque a piada,somos e sempre fomos,nós.O povo Brasileiro.Um país abençoado por Deus,com muitas riquezas naturais,um território de terras férteis gigante e por estes e outros motivos,era pra não faltar nada pros brasileiros,mas falta tudo.A maior agricultura do mundo,o Brasil,alimenta muito bem a eles,os europeus,mas aqui no país que tem a maior agricultura do mundo e alimenta o mundo inteiro,o povo passa fome e milhões de pessoas morrem de fome todas as décadas.Não é piada?Conhecem a piada de dívida externa?É culpa dos países ricos?NÃO!O que divulgam pra nós,é tudo mentira.A dívida externa,é uma dívida que nunca foi contraída,é só um esquema de corrupção que gera riquezas pra família Marinho,pra eles lá daqueles países ricos e um trocado( que pra nós é grana alta)pros políticos brasileiros,que independente de partido,são todos traidores.Ela,a dívida,nunca existiu!Dês do primeiro dia,a dívida externa foi só uma farsa televisiva.Essa piada também não é boa?É por essas e outras que não contei aqui,até mesmo porque são muitas as piadas que a família Marinho conta pro amigos deles,que todos os donos de televisão de todos estes países,estavam por trás de meus primos e juntos com a Rede Globo,contra nós do levante de 2013,que pedíamos por Saúde e Educação de primeiro mundo para o Brasil,por moradia pra todos,transporte público de qualidade e pelo fim da corrupção,mas isso não teria a menor graça.O engraçado,é destruir as nossas vidas!
    SÃO TODOS LIXO!

    Vamos esperar passar tudo isso que está acontecendo agora,pra depois a gente dar um jeito de viver bem sem eles.O maior orgulho que tenho hoje e a melhor coisa que tenho pra dizer às pessoas que apreciam minha música,é que eu sou um músico,que nunca,em nenhum momento de minha vida,me apresentei na televisão.NUNCA!Em nenhuma emissora e graças a Deus!

  • Responder Cado Brasil |

    As piadas que os humoristas da Rede Globo contam pro mundo,são muitas.Aqui no Brasil,metade das casas não tem nem saneamento básico,mas meus primos gastam fortunas e já gastaram milhões de dólares,nos cassinos do Donald Trump em Atlantc City.Tudo dinheiro que era pra saneamento,Educação,Saúde e etc…Somos ou não somos piada pra eles?Pros brasileiros comuns,o consulado americano nega visto,mas pros corruptos não!Os corruptos que vão gastar lá,o dinheiro que roubam aqui,são recebidos cheios de pompa!Assisti a isso a vida toda.Eles se unem pra darem risada de nós!E os professores corruptos,não é engraçado?Quer uma piada boa de fazer alemão rir?No Brasil,metade das casas,não tem nem saneamento básico!E os professores corruptos,sitados no texto anterior e os outros que não cheguei a sitar,é pra darem gargalhadas,não acham?Os donos de televisão do mundo,juntos com os irmãos Marinho,os irmãos Desgranges e políticos corruptos fazendo professores e milhares de outros profissionais da Educação no Brasil,trabalharem contra os próprios alunos e praticarem o maior golpe contra Educação da história da humanidade,gerou muitas gargalhadas pros ricos lá de Europa,não acham? No país deles é diferente,não é?Contra o próprio povo eles não fazem isso,fazem? Pergunta só pro João Telles(meu “professor”),que foi pra França,logo que recebeu o dinheiro que era pra não deixar eu me formar!Só que foi pior,ele foi patrocinado pela UNESP!São sempre eles,os irmãos Marinho e os irmãos Desgranges fazendo estrangeiro rir!O problema é que a piada somos nós e tem sido assim a décadas.Por que usar os professores pra isso?Porque assim é mais engraçado!É como usarem minha própria mãe,que depois da morte de meu pai que garantia o sustento da casa,ficou sem recursos pra viver como vivia antes e passou a alugar quartos pra estudantes,por um tempo,ia pro Paraguai,trazer encomendas pra outras pessoas.Quando os sobrinhos,muito ricos,como sempre,se aproveitando do poderio econômico,fizeram ela destruir a juventude toda do próprio filho com a conivência dos irmãos dela.Assim é muito mais engraçado!Vocês não imaginam o quanto a irmão dela,a dona Heloísa,que ganha mais de 6 mil reais por mês e a dona Marlene,”amiga” de infância dela e que é rica,deram de risada de mim e dela,vendo ela humilhar e destruir a vida do próprio filho.Enquanto isso,a irmã e a “amigona”,engrandeciam os próprios filhos.Diziam que os filhos delas eram talentos maravilhosos.Verdadeiros gênios e ainda faziam minha mãe propagar essa ideias de filhos talentosíssimos da Heloísa e da Marlene,por todos os canto do país!Bom ser rico,não?Nem é preciso estudas pra ser grande,é só ter dinheiro!Usando a ajuda da própria mãe é muito mais engraçado,não acham?Com a Virgínia e com vocês foi igual!Os milionários da corrupção,classe AAA,chegarem na estudante pobre que foi minha principal parceira do levante,cheios de dinheiro e fazerem eu ser humilhado pela minha própria parceira.Porque assim é mais engraçado e ainda assistiram ela tentando destruir a própria casa,mas era golpe!Por diversas vezes,me propuseram de humilhar na televisão todos vocês do levante,jogar cada um de vocês na cadeia e dominar a juventude através de mim.Só que eu não aceitei e foi só por esse motivo,que vocês ainda estão em liberdade.
    Ficou muito evidente,que quando fui pra Suíça,a Rede Globo usou a ajuda dos donos de televisão suíços pra me humilhar.Lá,também ouve o momento em que me deram algum remédio(droga),que alterou o tamanho do pênis por algumas horas,assim como fizeram aqui em Assis.Única diferença,é que aqui,eles tentaram causar impotência definitiva em mim.Foi Deus quem me salvou!Também entraram em contato com o Piter(cunhado da minha tia,Beatriz),pra não permitir que ele me contratasse,como era a intenção!Porque assim eu me não me estabeleceria na vida.Os irmãos Marinho e os irmãos Desgranges,me diminuíram e humilharam pelo mundo afora,só porque sou brasileiro!Se eu fosse Europeu,ou americano,isso jamais aconteceria!Com músicos estrangeiros,como Beethoven(Áustria),Mozart(Áustria),Stravinsky(Russia),Paganini(Itália),Richard Wagner(Alemanha),Ravel(França),Chopin(Polônia),Leonard Bertein(USA) e G.Verdi(Itália).Os do Jazz como Pat Matheny,Al Di meola e Chick Corea,que são americanos.Músicos como Paco de Lucía(Espanha) e Joe ZaWinul(Áustria),é diferente.Quem ousaria manchar a história de algum deles? ELES NÃO SÃO BRASILEIROS e os donos de televisão lá no país deles,não são a família Marinho.O primos deles não são poderosos da corrupção como os meus!Comigo,ainda tentam me roubar e usar minha obra como enchimento de cueca,pros corruptos vagabundos parecerem os gostosões!São os anões do circo da Rede Globo,cheios de complexo de inferioridade,querendo parecer grandes!

    Quero que vocês todos do Levante,fiquem quietos.Não ousem brigar contra os irmãos Marinho.Deixem que um dia,eles vão precisar de nós!Todos nós,temos direito a uma indenização milionária e não é pra ganhar pouquinho,como 1 ou 2 milhões.É pra ficarmos ricos de verdade!Comprar os produtos que as televisões anunciam,nós não precisamos.Eles são os empresários que patrocinam a comédia da Rede Globo.Também não precisamos votar em nenhum dos políticos candidatos,porque todos são traidores e não governam para o povo,governam somente para a Rede Globo e os amiguinhos da família Marinho!
    Para as televisões do mundo,deixo um desafio!Quero ver vocês encontrarem hoje,outro músico no mundo,capaz de fazer uma descoberta musical como os compassos invertidos e quero ver vocês encontrarem outro músico no mundo,capaz de inventar algo tão legal e significativo,como o improviso harmônico!Existem outras coisas que fiz,que também são importantes culturalmente,mas isso depois eu mostro.Se achar que devo,porque não trabalho pra vocês e nem pra divertir os vida boa dos povos de seus países,trabalho só pra Banda do Levante.

    Por enquanto,deixem que os irmãos Marinho e irmãos Desgranges,se humilhem pra mim,rastejando aos meus pés e me implorando ajuda!São os anões da Rede Globo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Responder Cado Brasil |

    A meu lado,a Virgínia é linda.Ao lado deles,ela é horrível!Ao meu lado,ela é a lua é a luz do sol que ilumina a lua.Ao lado deles,ela é muito feia,por que eles tentam fazer dela alguém bem ruim.Uma pessoa nojenta!Sou o sol com as novidades excelentes e comigo,ela é a lua com a produção excelente.Com eles,são só imundícies o que eles tem pra oferecer pro mundo.Sem mim,ela é uma pessoa odiada e não ganha nenhum voto,muito pelo contrário,só perde.Fazer campanha dessa maneira,não dá!É preciso que ela esteja ao meu lado e sob o meu comando!

    Novidades no site
    http://www.cadooficial.com

  • Responder Cado Brasil |

    Mensagem que Deus mandou aos seres humanos,através da Bíblia Sagrada:

    A terra não deve valer nada.O que deve valer,é só o que nela se produz.Onde a pessoa já produz,deve poder continuar produzindo.Onde não existe ninguém produzindo,deve qualquer um poder chegar lá e produzir.Sendo preciso,somente saber se é área de preservação ambiental ou não.Deve ser determinado,quais são as áreas de preservação e essas áreas devem ser respeitadas,nas outras partes,é só chegar lá e produzir.O Estado tem a obrigação de garantir todas as condições de produção.

    Mensagem aos meus primos:

    Por muitos anos,certas pessoas,defenderam os latifundiários e os latifúndios improdutivos,gerando em uma parcela da sociedade,a veneração aos latifundiários e ódio aos sem terra.Dessa vez,deve ser diferente.Quero que o Ronaldo Caiado e o Agripino,em uma atitude de humildade,beijem os pés de um sem terra do MST e peçam desculpas a todo povo brasileiro,pela ideologia equivocada que gerou culto aos ricos e ódio aos pobre.

    Mensagem aos eleitores do PSDB:

    Fica terminante proibido,culto em adoração aos milionários!

  • Responder Cado Brasil |

    Pra vocês que acreditam que no mundo,acontece igual qui no Brasil.Vê se é assim que o governo Russo trata o Tchaikovisky e o Stravinski?Vê se é assim que o governo austríaco trata o Mozart e o Beethoven?Vê se é assim que o governo francês trata o Ravel?Eles fazem diferente do Irineu Marinho,por razões óbvias!Os cânones são os orgulhos do povo!É a cultura de um povo engrandecendo toda a nação que ela representa.Quando o Irineu fala em me exilar,saibam,que eu seria recebido de brações abertos por qualquer governo de qualquer país desenvolvido,porque eles sabem de todos os benefícios para o país,que levo junto comigo e o povo,teria orgulho deu ser radicado e morar lá.Sei de tudo que os governantes suíços me ensinaram,quando meus primos e a Rede Globo promoviam um vexame internacional me perseguindo,quando eu estava na Suíça.Sei da insistência do governo dos EUA,quando me convidaram para me mudar para Nova York.Sou perseguido pelos meus primos,a Rede Globo e toda a turma de políticos do Irineu Marinho,dês de que era novo e de antes de idealizar o Sistema do Poder Popular.Pra vocês que são enganados pela Rede Globo,saibam que o congresso nacional brasileiro,gasta mais de 1 milhão de reais por hora e que os senadores suíços,não recebem nada para serem senadores,somente indenizações!Todas as maldades que o Muammar Gaddafi e o Saddam Hussein fizeram no país deles,a família Marinho também fez aqui no Brasil.O Irineu,é uma pessoa que só demonstra talento para enganar o povo e fazer maldades,que nesse momento,vem travando uma guerra contra seu próprio povo que só quer uma melhor qualidade de vida e uma juventude,que só quer um futuro melhor.Quando morrer,não vai ter deixado nenhuma contribuição positiva para o mundo e nada para que os brasileiros se orgulhem.Irineu Marinho,é só mais um tiranozinho de bosta que já surgiu no mundo.

  • Responder Cado Brasil |

    Na verdade,a arte deles,é só um pretexto para aparecerem na televisão e nunca se dedicam o suficiente nos estudos para se tornarem grandes artistas.Fazem aquilo que qualquer idiota também faz.Cantar é fácil,atuar é fácil e quanto aos instrumentistas,aprendem o básico e passam o resto da vida alugando o ouvido dos outros,dizendo que querem aparecer na televisão.Estudar,eles se recusam e nunca produzem uma obra significativa.É muita vaidade e pouco amor a arte!Tudo que fazem,é só para aparecerem na televisão.Não fazem a menor falta e ainda cometeram um crime cruel contra um inocente,violaram os direitos humanos e pra piorar,promoveram um ataque violento contra um patrimônio cultural do país! Nunca liguei pra aparecer na televisão,meu compromisso é com música.Já rebati todas as acusações mentirosas que me fizeram e já deixei todas as provas necessárias pra me defender das difamações e campanhas de menosprezo a mim como cidadão,como homem e como músico.Não existe nenhum motivo para não fazer isso novamente,mas se estudo e trabalho,é por amor a música e porque acredito nisso,como o único caminho para conseguir estar entre os grandes.Não me acho o melhor do mundo,mas com respeito aos outros músico,respeito próprio e humildade,já foram produzidas gravações suficientes para deixar o resultado dos meus estudos e do meu trabalho,para avaliação e julgamento livre das pessoas.É só ouvir e avaliar.Não precisa gostar e muito menos preferir.

    Já tive muitas decepções na vida,por esse motivo,o que existe de mais certo em mim,é que desse mundo,só tenho dois amores.

    Cado Brasil

Deixe seu comentario