Deputado federal Lelo Coimbra é escrachado no Espírito Santo

Você está visualizando atualmente Deputado federal Lelo Coimbra é escrachado no Espírito Santo
Intervenção na secretaria do mandato de Lelo Coimbra

O deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) foi alvo de um escracho na manhã do dia internacional da trabalhadora e do trabalhador. Cerca de 60 militantes de movimentos sociais e sindicatos que compõem o Comitê Estadual do Plebiscito Constituinte protestaram na secretaria do mandato do político, localizada na Enseada do Suá, em Vitória.

A ação ocorreu como forma de desaprovação ao voto favorável do deputado ao Projeto de Lei 4330, o PL da terceirização. Segundo Amanda Veridiano, militante do Levante Popular da Juventude, “o projeto de lei vai precarizar o exercício profissional e trazer inúmeros prejuízos a classe trabalhadora brasileira, em especial às mulheres, que historicamente já ocupam os piores postos de trabalho, exercendo suas funções de maneira precarizada e recebendo uma média salarial inferior ao que é pago aos homens”.

Os outros deputados do ES que votaram favoravelmente ao PL foram: Carlos Manato (Solidariedade), Dr. Jorge Silva (Pros), Evair de Melo (PV), Marcus Vicente (PP), Paulo Foletto (PSB) e Sergio Vidigal (PDT). O deputado Max Filho (PSDB) não participou da votação, porém outros representantes de seu partido votaram a favor do PL. Lelo Coimbra e todos os outros deputados tiveram suas campanhas financiadas por grandes empresas privadas, que serão as principais beneficiárias da política de terceirizações.

 A campanha eleitoral de Lelo Coimbra foi financiada por doações de diversas empresas. Entre todas as contribuintes, a maior quantia veio da Fibria, empresa produtora de celulose instalada no ES envolvida em inúmeros casos violação aos direitos de camponeses, indígenas e quilombolas, além do irreparável prejuízo que causa ao meio ambiente.

Além do Levante, participam do escracho o Sintec, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o Movimento dos Pequenos Agricultores, a Consulta Popular, o Sindilimpe e a CUT, todos integrantes do Comitê Estadual do Plebiscito Constituinte. Após a ação, os manifestantes seguiram rumo a uma marcha referente ao 1º de maio.

Militantes em caminhada na rua da secretaria de Lelo Coimbra
Militantes em caminhada na rua da secretaria de Lelo Coimbra
Escracho em frente a secretaria
Escracho em frente a secretaria
Intervenção na secretaria do mandato de Lelo Coimbra
Intervenção na secretaria do mandato de Lelo Coimbra

Fotos: NINJA ES

Mais imagens do ato e carta escrita pelo Levante Capixaba aqui