NÓS POR NÓS: JOVENS PROMOVEM SEMANA DE SOLIDARIEDADE NAS PERIFERIAS DE TODO O BRASIL

Você está visualizando atualmente NÓS POR NÓS: JOVENS PROMOVEM SEMANA DE SOLIDARIEDADE NAS PERIFERIAS DE TODO O BRASIL

Entre os dias 27 de julho e 7 de agosto jovens do Levante Popular da Juventude constroem a segunda edição da semana de solidariedade “Nós por Nós” nas quebradas de todo o país. Com o lema “Se eles lá não fazem nada, nós fazemos por aqui”,  a semana tem como objetivo realizar ações culturais, mutirões, prestação de serviços de saúde e educação voltadas para melhorias nas comunidades e protagonismo da juventude das periferias. A primeira edição foi realizada em outubro de 2015, onde a ação foi realizada em mais de 10 estados.

Para Mara Farias, militante do Levante Popular da Juventude em Natal – RN, a importância de construir ações desse tipo está em possibilitar o fortalecimento da identidade de periferia na juventude que se organiza no movimento. “Queremos construir força para transformar a realidade, e só com trabalho de base no dia a dia é que conseguiremos avançar na construção do Projeto Popular”, afirma Mara.

Tudo que vem da favela, dos morros, da periferia sempre foi marginalizado e desvalorizado. Isso é resultado da própria conformação periférica no país, nesse sentido a semana também vem pra valorizar a favela, quem nela mora e o que nela é produzido. “Construir a Nós por Nós é fortalecer o que já é feito na periferia. Na favela sempre foi Nós por Nós”, pontua Breno Rodrigues, militante do movimento no Rio de Janeiro.

Em Fortaleza – Ceará, no último fim de semana aconteceram atividades culturais (shows de rap, danças urbanas e sarau). Segundo Isaías Vasconcelos, do bairro Piedade em Fortaleza, a semana tem importância significativa nas quebradas, pois ações como muralismo, sarau e prestações de serviços se tornam agente mobilizador, questionador e agitador sobre as necessidades e dificuldades que passam os moradores das periferias. “Além disso, a semana é pedagógica e desafiadora para a juventude que organizou, planejou e articulou com lideranças locais e externas. Ela é fundamental pois ajuda a formar novas lideranças jovens”, conclui.

É com esse espírito, de fortalecer as periferias, a cultura, a arte, educação, de formar novas lideranças,  com o horizonte da construção de um projeto de sociedade para transformar a realidade do povo, que realizamos mais essa edição. Até o dia 7 de agosto estará acontecendo diversas atividades nas periferias de todo o Brasil. Participe, colabore, é Nós por Nós: se eles lá não fazem nada, nós fazemos por aqui.