[SÃO PAULO] BRIGADA DE TRABALHO DE BASE THAYAN JHAPA

Você está visualizando atualmente [SÃO PAULO] BRIGADA DE TRABALHO DE BASE THAYAN JHAPA

Aconteceu ao longo do mês de julho, na cidade de São Paulo, a Brigada de Trabalho de Base Thayan Jhapa do Levante Popular da Juventude, que reuniu militantes de diferentes lugares do país com o desafio de encontrar a juventude nas periferias de São Paulo para debater com ela sobre a sua realidade, suas necessidades, as expectativas e sonhos, e construir coletivamente respostas a tudo isso.

13661850_1042414699198752_1172055226234356743_oEssa que foi a primeira Brigada de Trabalho de Base do Levante Popular da Juventude surgiu em meio ao contexto de intensa luta política no país, de ofensiva das elites contra a democracia e os direitos da população. A Brigada teve como objetivo contribuir com a massificação e o enraizamento do Levante nas periferias de São Paulo, cidade de grande importância por se tratar de um grande centro econômico e político do país, onde as contradições e as desigualdades são muito evidentes. Essa iniciativa vem ainda para reafirmar o trabalho de base como um princípio fundamental do Levante.

Foi com o espírito de solidariedade e compromisso do companheiro Thayan Jhapa, que a Brigada de Trabalho de Base, que leva esse nome em sua homenagem, entrou nas quebradas, nos becos e nas vielas da Brasilândia, da Sapopemba, do Jardim Miriam, de Heliópolis, do Grajaú e do Capão Redondo, e também nas cidades de Guarulhos e Carapicuíba, da região metropolitana. Nesses lugares encontrou uma juventude animada e disposta em transformar a sua realidade e das suas comunidades e fazer no presente um futuro melhor.

13613652_1042414542532101_8687318841073564404_oEntre as atividades realizadas pela Brigada nas comunidades estão os saraus culturais, os mutirões de limpeza e pintura de praças, organização de biblioteca comunitária, rodas de conversa, cine-debates, oficinas de batucada, teatro e grafite, entre outras que reuniram a juventude e as colocaram como sujeitos de um processo de conscientização e organização. O resultado disso tudo não poderia ser outro, novas células do Levante se formaram nas quebradas!

Esse processo da Brigada de Trabalho de Base Thayan Jhapa culminou no Encontrão Nós por Nós, que aconteceu no dia 30 de agosto no Centro da Criança e do Adolescente (CCA) do Jardim Paulistano, na Brasilândia, atividade que também deu início à Semana de Solidariedade Nós por Nós da cidade de São Paulo. O encontro reuniu cerca de 70 jovens de várias quebradas, resultado desse processo de mobilização e organização, e que prossegue mesmo após o encerramento da Brigada e o retorno dos brigadistas às suas cidades e estados.

Ficam os agradecimentos do Levante Popular da Juventude a todas as pessoas, lideranças comunitárias, militantes sociais, movimentos populares parceiros, associações comunitárias e instituições que nos abriram caminhos e deram o apoio necessário para que a Brigada de Trabalho de Base Thayan Jhapa fosse possível.

“Eu, tu, nós vai com ela.
O Levante chegou se organizando com a favela.
Campos, cidades, becos e vielas.
Na luta do povo representa Marighella”