NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE CASO DE MACHISMO NA BAHIA

Você está visualizando atualmente NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE CASO DE MACHISMO NA BAHIA

Vivemos um momento marcado por uma ofensiva do conservadorismo que, na sociedade brasileira, é determinada pela articulação do racismo, do patriarcado e do capitalismo que se desenvolveu no país. É neste contexto que a vida dos/as trabalhadores/as, das mulheres, negros/as e LGBT são cindidas por relações que reiteram a exploração e a opressão. Reconhecendo o caráter estrutural dessas formas de opressão, o Levante Popular da Juventude se coloca num desafio permanente de construção de um projeto feminista, antirracista, colorido e popular para o Brasil. Por acreditarmos na necessidade e na viabilidade de construção de novos homens e mulheres, nos comprometemos com ações concretas que combatam o racismo, o machismo e LGBTfobia dentro e fora de nossa organização.

Com a certeza de que esses compromissos só tem sentido se os mesmos se refletem nas nossas lutas e na conduta de nossos militantes, nós, do Levante Popular da Juventude, viemos por meio desta nota esclarecer e reiterar a sua responsabilidade política e a solidariedade ao MAIS e a companheira que sofreu um ato de machismo cometido por um militante do Levante..

Sabemos que nenhuma organização de esquerda está imune a essas contradições. Por isso que desde o princípio, mesmo antes de apurar, nos responsabilizamos enquanto organização por esse processo. Vale ressaltar que o MAIS também teve a mesma atitude, expressando uma compreensão comum de que esse problema não é somente individual, mas coletivo e que assim deve ser o seu enfrentamento, sem excluir a necessária responsabilização individual, quando confirmada a denúncia.

Apesar da posição e empenho da nossa organização no acompanhamento do caso, o militante decidiu, unilateralmente, entrar com uma ação judicial por calúnia e difamação. Nesse sentido, exercitando a coerência com a linha política que construímos e com o compromisso assumido com o MAIS, nos esforçamos para que o militante compreendesse que não cabia manter uma ação judicial neste caso em que as organizações já haviam construído uma saída política. Essa compreensão prevaleceu e o militante decidiu retirar o processo.

Esses casos reiteram a necessidade e a urgência da luta contra o machismo, o racismo, LGBTfobia, combinada com o combate a ofensiva conservadora e neoliberal, de forma consequente e responsável, tendo em vista que a sua superação passa pelo enfrentamento diário e por lutas de massa que gerem transformações profundas e estruturais na sociedade.

LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE