Rede Nacional de Cursinhos Populares promete facilitar o ingresso de jovens das periferias no Ensino Superior

Rede Nacional de Cursinhos Populares promete facilitar o ingresso de jovens das periferias no Ensino Superior

 

Hoje, segunda-feira (10), será lançada em São Paulo a Podemos+, Rede de Cursinhos Populares. Esta iniciativa é impulsionada pelo Levante Popular da Juventude, movimento social que atua na organização de jovens em seus territórios, na luta por direitos.

 

A Rede Podemos+ já iniciará suas atividades articulando 20 cursinhos populares espalhados por mais de 10 estados brasileiros. Com experiência de organização de cursinhos de mais de 5 anos em alguns casos, o Levante Popular da Juventude inicia o processo de nacionalização dessa rede de educação popular, que será aberta a todas as iniciativas que se identifiquem com a proposta político-pedagógica de democratizar o acesso ao Ensino Superior, através da educação popular.

 

A meta da Rede é atingir 35 cursinhos até o final do ano, dando suporte pedagógico para consolidação de experiências já existentes, bem como para a multiplicação de novas iniciativas

 

Acesso ao Ensino Superior

 

Nos últimos anos assistimos a uma melhoria significativa nas políticas de inserção ao ensino superior. Medidas, como a Lei das Cotas, garantiram o acesso – nos primeiros 3 anos de vigor da lei – de 150 mil alunos nas universidades federais. No entanto, ainda é preciso avançar na popularização do ensino superior. De acordo com informações do Censo Escolar INEP, 72% dos alunos brasileiros matriculados em uma graduação estão em universidades particulares. Isto significa que para cada aluno que ingressa em uma universidade pública, 3,5 se matriculam na rede privada. Além disso, apenas 14% dos adultos brasileiros tem ensino superior, índice considerado baixo mesmo em comparação com outros países latino-americanos como o Chile (21%), Colômbia (22%) e Costa Rica (23%), de acordo com dados da OCDE(2016).

 

Podemos MAIS!

 

Para além de preparar os jovens brasileiros para o ensino superior, a Rede de cursinho populares Podemos + traz uma perspectiva crítica da realidade brasileira. Preparando os jovens não só para a entrada no ensino superior, mas também para se formarem enquanto seres políticos, cientes de sua realidade.

 

Ato de Lançamento

 

O ato contará com a presença de mais de 15 organizações populares, redes de cursinhos, ONGs, entidades sindicais além de intelectuais vinculados ao tema da Educação no Brasil.

 

Serviço:

Data: 10/07/17

Horário: 18h30

Local: Espaço Lélia Abramo, Rua Carlos Sampaio, 305. São Paulo -SP