Celso Furtado é tema de ciclo de debates da Escola Nacional Paulo Freire

Você está visualizando atualmente Celso Furtado é tema de ciclo de debates da Escola Nacional Paulo Freire

O ano de 2020 marca o centenário do economista Celso Furtado, um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Autor de cerca de 30 obras, algumas fundamentais para a história do pensamento econômico moderno, do Brasil e América Latina, Furtado dedicou sua vida a estudar, refletir e escrever sobre o Brasil. Nas palavras de Rosa Freire d’Aguiar, diretora do Centro Celso Furtado, “o intelectual não se satisfez em apontar caminhos, foi buscar na realidade o interlocutor passível de conduzir o país ao pleno desenvolvimento, dando às idéias a musculatura da esperança em ação”

Em celebração ao centenário de Celso Furtado, o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e a Escola Nacional Paulo Freire realizam o “Ciclo de Debates: O Brasil no pensamento de Celso Furtado”.

Serão três encontros virtuais com os seguintes temas:

1. Vida e obra do Celso Furtado (14 de julho)

2. Furtado e a revolução brasileira (21 de julho)

3. Elementos de atualidade do pensamento de Furtado (28 de julho)

Confira a programação:

1. Vida e obra do Celso Furtado (14 de julho) 

Este módulo apresenta uma visão mais panorâmica do autor, situando Celso Furtado no tempo e no espaço, assim como nos cenários que figuravam a economia brasileira e o contexto internacional, trabalhando alguns dos principais conceitos e obras do autor.

Assessores: Alexandre Barbosa e Juliane Furno

2. Furtado e a revolução brasileira (21 de julho) 

Como pensar o Brasil a partir de Furtado? Esse módulo aborda do passado colonial à reversão no Brasil contemporâneo para compreender a crise e as raízes profundas da Revolução Brasileira no diagnóstico de Furtado sobre nossa formação social econômica. Essa etapa celebra o centenário de Celso Furtado como um pensamento voltado para ação.

Assessores: Olívia Carolino e Carlos Alberto Cordovano Vieira

3. Elementos de atualidade do pensamento de Furtado (28 de julho) 

Apresentação da atualidade dos principais conceitos formulados por Celso Furtado e sua interpretação viva do capitalismo global, que recoloca os temas de subdesenvolvimento e dependência em novos marcos. Apontar os principais desafios dos dias atuais e as saídas alternativas para a crise estrutural do capitalismo.

Assessores: Fernanda Cardoso e André Cardoso

Os encontros acontecerão das 18h às 20h pelo canal do Youtube do Levante Popular da Juventude. Clique aqui para realizar sua inscrição!