Frei João Xerri presente! | Nota de pesar e solidariedade

Você está visualizando atualmente Frei João Xerri presente! | Nota de pesar e solidariedade

São Paulo, 30 de maio de 2021

Perdemos um grande irmão, conselheiro e entusiasta de um mundo mais justo, mais amável e mais humilde. Dói a despedida de Frei João Xerri, dói porque quando alguém que ama ao próximo se vai, se vai um pouco do amor do mundo.

Frei João foi, desde o início da construção da Escola Nacional Paulo Freire, um grande entusiasta de uma Escola de Formação pensada e construída por jovens. Via, e dizia, que era uma continuidade do sentido histórico da Escola Dominicana de Teologia, do Centro Pastoral Vergueiro, da UNILABOR e do compromisso dominicano com os mais pobres. E via nisso, sobretudo, um compromisso de esperança com as necessidades do presente, diante das tristezas que vivemos desde 2016 com o golpe de estado e o processo de retirada de direitos.

Em 2019, esteve no Curso Nacional de Formação de Formadores do Levante Popular da Juventude, trazendo velhos amigos para compartilhar as histórias de uma vida comprometida com os povos de todo mundo.

De Soweto, na Africa do Sul, na Luta contra o Apartheid, até as Campanhas de Solidariedade, em meio a Pandemia de Covid-19 e a irresponsabilidade que comanda nosso país, sempre soube ao lado de quem se manter e lutar.

Perdemos um imprescindível! Vá em paz Frei João!
Toda solidariedade a sua família, a Família Dominicana e aos lutadores que tiveram a alegria de tua companhia.

Frei João Xerri, Presente, presente, presente!

Escola Nacional Paulo Freire

Levante Popular da Juventude