2 meses para eleger Lula, e você já montou seu Comitê Popular? 

Você está visualizando atualmente 2 meses para eleger Lula, e você já montou seu Comitê Popular? 
Foto: @cajuina.fotos / Levante Popular da Juventude

A crise política e econômica vivida no Brasil e aprofundada com o golpe de 2016, que recentemente foi somada à crise sanitária desencadeada pela pandemia do coronavírus, colocou o ano de 2022 como ano decisivo para a vida do nosso povo. As eleições presidenciais que acontecerão em exatos dois meses, no dia 2 de outubro, serão sem dúvidas um divisor de águas, caracterizando-se como uma das eleições mais marcantes vividas pelo povo brasileiro. Elas são o principal caminho para darmos início a reconstrução da democracia brasileira.

Olhando para a última eleição presidencial, em 2018, e com o objetivo de atuar com incidência nas ruas, é preciso ainda mais dialogar de forma direta com o povo sobre as dificuldades vivenciadas e discutir qual tipo de política deve ser construída para a classe trabalhadora. Por isso, as centrais sindicais, movimentos sociais populares e organizações políticas, ao entenderem a centralidade e a importância em discutir política entre todos e de forma organizada direto com o povo brasileiro, têm somado esforços diários na construção dos Comitês populares de luta e em defesa da Democracia.

E o que são os Comitês Populares?

Foto: Marcos Bruno

Trata-se de uma iniciativa vinda dos movimentos que compõem a Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo e Campanha Fora Bolsonaro. Entre eles, está o Levante, junto a outros movimentos sociais, centrais sindicais, partidos políticos, organizações populares, artistas, coletivos etc.

A iniciativa foi convocada em fevereiro deste ano e diz respeito a espaços de diálogo direto com o povo, com objetivo de organizar e formar politicamente a população do bairro, do trabalho, da escola ou universidade. São também espaços que possuem como principal tarefa construir uma campanha ampla, plural, organizada e combativa em torno da candidatura de Lula, em defesa da democracia e da derrubada do governo Bolsonaro.

A expectativa é que sejam construídos milhares de Comitês Populares em todo o Brasil e que eles se mantenham ativos para além das eleições políticas. Eles devem ser um vínculo real e duradouro entre as pessoas que os constroem, fortalecendo a organização popular em nosso país!

Foto: Tayson Cordeiro / MTD

Como construir Comitês Populares?

Basta acessar a Cartilha de Orientações para construção dos Comitês Populares e ficar por dentro de como você pode reunir as pessoas de seu bairro, local de trabalho, escola ou universidade, e quais atividades podem ser desenvolvidas em seu território.