Nota de Pesar pela morte do Cel Brilhante Ustra

É com enorme pesar que ontem, 15 de Outubro, o Coronel Brilhante Ustra veio a óbito vítima de um câncer no Hospital Santa Helena, no Distrito Federal. O Cel Brilhante Ustra coordenou o DOI-codi do II Exército em São Paulo entre 1970 a 1974. Nesse período de acordo com a Comissão Nacional da Verdade, foram registrados ao menos 45 mortes e desaparecimentos forçados, além de centenas de pessoas torturadas.
Lamentamos profundamente que o Cel. Ustra faleceu sem que a justiça tenha sido feita. Apesar de ter sido o primeiro militar a ser processado no Brasil, nunca foi punido pelos seus crimes. Apesar de ter provocado tanta dor e sofrimento em vítimas e familiares, morreu impune.
Nós do Levante Popular da Juventude, quando o escrachamos no dia 31 de Março de 2014, em frente a sua residência tínhamos a esperança de vê-lo atrás das grades, junto aos demais torturadores. Infelizmente, neste caso, o Brasil perdeu a oportunidade de se reconciliar com a sua História, e de consolidar a transição democrática.
Se todos os torturadores, assassinos e responsáveis políticos pela Ditadura morrerem impunes, que alívio é esse para a histórico recente do Brasil? Nenhum, apenas um afago ao silêncio.
Por Memoria, Verdade e Justiça!
Pátria Livre, Venceremos!
Levante Popular da Juventude
ustra nota

Comentários

10 respostas a “Nota de Pesar pela morte do Cel Brilhante Ustra”

  1. Compas,
    Parece que falta alguma palavra depois de “pesar”… Tipo ” é com enorme pesar que recebemos a notícia da morte….”
    Se não, parece que ele morreu com um enorme pesar. O que também pode ser explorado, mas precisaria ficar mais claro. Dizendo, por exemplo que ele partiu com enorme pesar porque os crimes que cometeu pesam… Mas aí fica mais pra humor e caberia melhor numa charge

    bjos

  2. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Daniele, o texto é absolutamente claro. Não vejo necessidade de alteração alguma.

  3. Não vai ter golpe!

  4. a imagem-texto tb não me parece clara. concordo com daniele. a nota de pesar me parece com relação a morte de ustra e não aos crimes dos quais ficou impune. caberia um complemento.

  5. Pesar ? Tinha q ter morrido mesmo essa praga

  6. Avatar de Bolsomito
    Bolsomito

    Não vai ter golpe!

  7. a imagem-texto tb não me parece clara. concordo com daniele. a nota de pesar me parece com relação a morte de ustra e não aos crimes dos quais ficou impune. caberia um complemento.

  8. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Daniele, o texto é absolutamente claro. Não vejo necessidade de alteração alguma.

  9. Pesar ? Tinha q ter morrido mesmo essa praga

  10. Compas,
    Parece que falta alguma palavra depois de “pesar”… Tipo ” é com enorme pesar que recebemos a notícia da morte….”
    Se não, parece que ele morreu com um enorme pesar. O que também pode ser explorado, mas precisaria ficar mais claro. Dizendo, por exemplo que ele partiu com enorme pesar porque os crimes que cometeu pesam… Mas aí fica mais pra humor e caberia melhor numa charge

    bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *