MST REALIZA FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA EM SERGIPE

Você está visualizando atualmente MST REALIZA FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA EM SERGIPE

Por João Mulungu

De 01 a 04 de outubro acontece a Feira da Reforma Agrária de Sergipe na Praça Fausto Cardozo em Aracaju. A feira é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e tem como objetivo expor a produção dos agricultores/as assentados e acampados de todas as regiões do estado.


Segundo Esmeraldo Leal, dirigente estadual do MST, essa é 3ª Feira em Aracaju. Segundo o dirigente a feira “aproxima o trabalhador do campo com o trabalhador da cidade através da produção, que muitas vezes chegam as suas casas e não sabem de onde vem a sua origem”.  Outro ponto levantado foi à importância de colocar em pauta na sociedade a Reforma Agrária e seus benefícios.


A feira também conta com atividades culturais durante todas as noites. Val Santos do setor de cultura do MST destaca que “existe uma ligação forte das músicas populares apresentadas durante as noites culturais na feira e a realidade do camponês, da sua produção, da sua vida e acaba existe uma identificação.”

A feira conta com grande apoio da sociedade em geral. Os produtos tem uma grande aceitação da população que pedem esse tipo de ação com mais frequência, pois é preciso consumir alimentos mais saudáveis. Outros movimentos sociais também apoiam a feira, como o Levante Popular da Juventude. Segundo Viviane Leal, coordenadora do Levante em Sergipe, “o MST é um parceiro nas lutas e é preciso que os movimentos urbanos ajudem na luta da reforma agrária e no enfrentamento ao agronegócio e o latifúndio”.