Levante Popular da Juventude Sergipe realiza ato no centro de Aracaju

Você está visualizando atualmente Levante Popular da Juventude Sergipe realiza ato no centro de Aracaju

Nesta manhã (21), o Levante Popular da Juventude realizou, no centro da cidade de Aracaju, o ato em defesa da implantação da Universidade Estadual de Sergipe e de melhorias no transporte público. Ao ocupar a ruas com a batucada e intervenções urbanas, os militantes ressaltaram demandas que afetam diretamente não só a juventude, mas toda a população do estado. Em seu percurso, passou pela Assembléia Legislativa e na Câmera de Vereadores. 

O ato foi uma construção coletiva dos participantes do I Acampamento Estadual do Levante, que iniciou na quinta feira (20) e se estende até o domingo. Contando com a participação de cerca de 150 jovens do campo e da cidade, o acampamento tem como objetivo debater a realidade da juventude refletindo questões específicas em suas diferentes conjunturas. Esse é o espaço para pensar a exclusão na tomada das decisões sociais e o quanto eles afetam a sociedade. 

Exigindo dos nossos parlamentares mais oportunidade de acesso na educação pública, foi ressaltado que Sergipe é o único estado do nordeste que não a possui uma Universidade Estadual numa realidade que apenas 14% da juventude têm oportunidade de ingressar no ensino superior. Na pauta da educação também estava foi reivindicada a convocação de todos os professores aprovados no último concurso público, assim como um protesto ao fechamento das escolas públicas do interior do estado. 

Levando a pauta do transporte público para as ruas, exigia-se a aprovação do projeto de Lei nº136/2012. A lei que implanta a meia passagem intermunicipal para os jovens que residem no interior do estado, facilitando o acesso daqueles que não tem instituições de ensino próximo a suas casas, está engavetada na Assembléia Legislativa há dois anos. Defendia-se também o cumprimento da lei orgânica municipal (Artigo 335), que destinaria 66,6% de desconto para estudantes de escola pública e contra o reajuste proposto pelo Setransp. 

É preciso esclarecer à população a lógica obscura por trás dos aumentos da passagem, eliminando a falta de transparência para com os usuários. Na ultima semana estava marcada uma audiência publica para debater o tema, mas foi boicotada sem nenhuma justificativa à população. Dessa forma, o Levante Popular da Juventude exige que essa audiência seja remarcada para que os assuntos sejam esclarecidos à população.