O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista-BA e Região realizou nesta terça (20) uma paralisação contra o anúncio feito pela presidente Dilma sobre a abertura do capital da CEF. Os trabalhadores e trabalhadoras da CEF, vestidos de preto alertaram que a venda das ações do Banco, que hoje é 100% público, trás prejuízos a toda a sociedade. Há risco de benefícios e programas sociais serem reduzidos ou até mesmo extintos.
Movimentos sociais como o Levante Popular da Juventude, MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores e MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra estiveram presentes para somar forças nesta mobilização que é de interesse de toda a sociedade.
Neste momento, os movimentos também apontaram a necessidade de uma Reforma Política por meio de uma Constituinte Exclusiva, pois enquanto o Congresso Nacional for composto majoritariamente por empresários e ruralistas e financiado pelas grandes multinacionais e bancos privados, estes ataques serão constantes.
Por ser pública, a Caixa Econômica Federal atua diretamente nos maiores programas sociais do Brasil, como habitação, saneamento básico, infraestrutura, prestação de serviços a população, gestão do FGTS O PIS e seguro-desemprego.
Para saber mais sobre o tema clique aqui. Ou veja o vídeo.