19 de junho: Dia do Cinema Brasileiro e lista de filme para vocês!

Você está visualizando atualmente 19 de junho: Dia do Cinema Brasileiro e lista de filme para vocês!

No dia 19 de junho é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro em homenagem ao dia em que foram gravados as primeiras imagens em movimento no Brasil por Afonso Segreto, ítalo-brasileiro e considerado o primeiro cinegrafista e diretor do país. Desde então, o cinema brasileiro se ferramenta para construir para a mudança social e provocar nos espectadores uma reflexão sobre a própria realidade

Para comemorar a data e valorizar o cinema nacional, fizemos uma seleção de filmes que falam da realidade histórica, política e social do País para você comemorar a data mesmo no isolamento social sem poder ir ao cinema. Confere:

Torre das Donzelas (Susanna Lira, 2019)

Torre das Donzelas (2018) - Trailer

Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina, ao lado da ex-presidente da República Dilma Rousseff, um grupo de mulheres revisita a sua história.

Eles Não Usam Black-tie (Leon Hirszman, 1981)

Eles não Usam Black-tie

Otávio é um militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir as práticas exploradoras de uma metalúrgica, onde seu filho Tião trabalha. Mas com a namorada grávida, Tião resiste à greve para não perder o emprego.

5 Vezes Favela (Marcos Farias, Miguel Borges, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Cacá Diegues. 1962)


Cinco curta-metragens que narram as historias de diferentes pessoas que moram nas favelas do Rio de Janeiro e modo de como levam a vida.

5 x Favela – Agora por nós mesmos (Manaíra Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos. 2010)

Trailer "5x favela, agora por nós mesmos"

O filme é dividido em cinco episódios sobre a histórias de diferentes pessoas que moram nas favelas do Rio de Janeiro e referência ao filme Cinco Vezes Favela (1962). Foi o primeiro longa-metragem brasileiro totalmente concebido, escrito e realizado por jovens moradores de favelas.

Um Lugar Ao Sol (Gabriel Mascaro, 2009)

Moradores ricos que vivem em prédios vizinhos às favelas discutem uma vida onde o privilégio cria sua própria realidade neste documentário.

Terra Estrangeira (Daniela Thomas, Walter Salles. 1995)

Sem perspectiva de vida no Brasil, Paco decide viajar para Portugal, levando uma encomenda misteriosa. Ao chegar lá, conhece a brasileira Alex e seu namorado Miguel. Todos se envolvem num esquema de contrabando, e suas vidas viram um pesadelo.

Terra em Transe (Glauber Rocha, 1967)

Terra em Transe ★ filme completo de Glauber Rocha; 1967.

O senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém existem diversos homens que querem este poder, que resolvem enfrentá-lo. Enquanto isso, o poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho), ao perceber as reais intenções de Diaz, muda de lado, abandonando seu antigo protetor.

O Processo (Maria Ramos, 2018)

O documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger, 2006)

O Ano em que meus Pais Saíram De Férias

Um belo dia, os pais de Mauro precisam viajar inesperadamente e o deixam aos cuidados de um vizinho judeu, o velho Shlomo. O filme mostra as marcas da ditadura brasileira na vida familiar, sob o olhar de um menino mineiro em 1970.

À Meia-Noite Levarei Sua Alma (José Mojica Marins, 1964)

Zé Do Caixão À Meia Noite Levarei Sua Alma Coffin Joe - At Midnight I'll Take Your Soul English Subs

O sádico e cruel coveiro Zé do Caixão pretende gerar um filho perfeito para dar continuidade ao seu sangue. No entanto, sua mulher não consegue engravidar e ele acaba violentando a mulher do seu melhor amigo. A moça agredida pelo coveiro quer se suicidar com o intuito de regressar do mundo dos mortos e levar a alma de Zé do Caixão.

Bicho de Sete Cabeças (Laís Bodanzky2001)

Bicho de Sete Cabeças

O relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. A situação entre os dois chega ao seu limite, até que o pai decide internar o filho em um manicômio, onde o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento.

Divino Amor (Gabriel Mascaro, 2019)

Joana, uma escrivã de cartório, usa sua posição no trabalho para salvar casais que chegam para se divorciar. Ela faz de tudo para levar os clientes a participarem de uma terapia religiosa de reconciliação no grupo “Divino Amor”. Tudo é em nome de um projeto maior para a manutenção da família sagrada dentro da fé e da fidelidade conjugal.

Baile Perfumado (Paulo Caldas, Lírio Ferreira. 1997)

Baile Perfumado | O Cangaço na Literatura | Especial #1 | VoM #53

O filme baseado no documentário do libanês Benjamin Abrahão acompanha a vida diária do cangaceiro “Lampião” e todo seu bando, mostrando como o documentarista conseguiu ser aceito pelo grupo, registrar depoimentos e filmá-los em ação.

Edição: Emilly Firmino