Tema: Solidariedade e Resistência em Tempos de Pandemia do COVID-19
Introdução
Este Edital nº 01/2021 selecionará propostas de publicação para o livro organizado pelo Levante Popular da Juventude e pela Agenda Jovem Fiocruz, em parceria com a Editora Expressão Popular. Essa coletânea abarcará várias formas de expressões artísticas e de produções acadêmicas e científicas da juventude no enfrentamento da pandemia do COVID-19 e suas consequências.
A proposta do livro se insere em um contexto adverso, de isolamento e de medo para a juventude, de muita insegurança com o próprio futuro em meio a uma profunda crise, no âmbito político, econômico, social, ambiental e sanitário.
A proposta deste livro vem para dialogar com essa realidade, e fortalecer a juventude como resistência contra a propagação dos vírus Covid-19. Dando continuidade às ações realizadas por nossas organizações no enfrentamento à pandemia. Em especial, como fruto do processo que desenvolvemos no Seminário Juventude e Resistência.
O objetivo da publicação é estimular a produção de obras de arte e de produção científica de jovens no período de pandemia e de isolamento. Também buscamos contribuir para a divulgação das produções artísticas da juventude e para fortalecer os jovens nesse momento, apontando o caminho da solidariedade e do cuidado. Por fim, acreditamos ser importante sistematizar um processo de memória coletiva sobre o primeiro ano de resistência da juventude da pandemia, e este projeto também terá esse foco.
Por esse motivo, os sujeitos dessa seleção são os jovens de todo o Brasil: estudantes, trabalhadores, moradores de periferia e juventude engajada em ações de solidariedade.
Serão priorizadas produções coletivas, de pesquisa engajada e de jovens pesquisadores.
Assim, fazemos aqui um chamado público para que essa juventude envie produções nessas linguagens:
- Poemas
- Contos e Crônicas
- Fotografias
- Produções de artes visuais (artes gráficas, desenhos digitalizados, fotos de muralismo, grafite, escultura)
- Resultado de pesquisas
- Relatos de Experiências
Os materiais enviados devem estar dentro do contexto geral do livro: Juventude e Pandemia e, em especial, dialogar com os eixos:
- Educação,
- Desigualdade,
- Saúde Mental,
- Solidariedade,
- Resistência e Horizontes
Os selecionados irão receber um exemplar do livro, e publicaremos sua mini biografia e foto em uma página do livro que publicaremos no site: https://levante.org.br/ .
O prazo para envio de propostas de publicação será até 15 de maio.
Regras Gerais para a Inscrição em Anexo e a baixo
Link para o formulário de inscrição aqui
- Materiais que fujam das temáticas ou das linguagens não serão considerados.
- Textos que ultrapassem o tamanho máximo não serão considerados.
- A publicação será apenas com cores pretas e brancas, por isso se for enviado algum material além dessa escala de cor, ajustaremos para impressão.
- Cada pessoa poderá enviar até 03 (três) contribuições para o livro, escolhendo e selecionando os eixos e a linguagem escolhida. Assim, caso a proposta for selecionada, poderá publicar até 3 (três) obras no livro, desde que sejam de um ou mais eixos e linguagens.
- Essa seleção é para obras próprias e, ao participar dela, você está cedendo uma obra de sua exclusiva autoria (e dos co-autores, quando houver); portanto, você assume total responsabilidade pelo seu conteúdo. Além disso, autoriza a publicação em quaisquer meios e suportes existentes, e a reprodução em outras publicações, edições, a reedição ou a adaptação e a distribuição pelos editores do Livro (sempre com a devida informação e créditos).
Para participar você deve enviar sua produção e responder todas as perguntas obrigatórias no Formulário de Inscrição que pode ser acessado por esse link aqui
No formulário, há algumas questões para saber mais quem é você e seu contato. Se prepare para responder: seu nome, endereço (para receber o livro), seu e-mail, sua rede social (se quiser divulgação de sua publicação com marcação), sua idade, sua identidade de gênero, sua orientação sexual, sua etnia/raça, sua formação acadêmica, seu trabalho, se você participa de alguma organização social e qual, como ficou sabendo do edital, pedimos uma mini biografia e uma foto sua (ou do grupo que você representa).
Depois de responder essas questões você irá para a página do envio de proposta para publicação. Onde anexará seu trabalho e responderá algumas questões específicas sobre o trabalho submetido. Você poderá repetir esse procedimento 02 vezes, enviando até três materiais. Caso você seja co-autor de alguém, valerá como um envio de proposta.
- Cada arquivo anexado deverá contar com apenas um trabalho!
Na página para enviar seu material iremos perguntar: Em qual temática sua proposta se insere (você pode escolher mais de uma), em qual linguagem (você só pode escolher uma), qual o título do seu trabalho, o nome completo dos outros autores (caso tenha) e terá um espaço para você enviar alguma consideração sobre sua produção para a equipe de curadoria
- Ao anexar o material pedimos para nomear os arquivos da seguinte maneira: área_nomedoautor, ex.: fotografia_maria
Por fim perguntamos se você autoriza, por ciência própria, o uso das obras enviadas com os devidos créditos indicados neste formulário.
Linguagens
Poemas
- Enviar o arquivo em formato PDF com no máximo 25 linhas (incluindo linhas vazias).
- Usar fonte Times New Roman, tamanho 12.
- Caso tenha algum erro ortográfico e gramatical proposital, deve ser colocado em itálico.
Contos e Crônicas
- Enviar o arquivo em formato PDF com no máximo 25 linhas (incluindo linhas vazias). e em cada linha com, no máximo, 127 caracteres. Máximo total de 3100 caracteres.
- Usar fonte Times New Roman, tamanho 12.
- Caso tenha algum erro ortográfico e gramatical proposital, deve ser colocado em itálico.
Fotografias
- Todas as imagens devem estar com a máxima resolução.
- Enviar imagem em preto e branco, formato JPEG.
- É importante que as fotos demonstram como a nossa juventude se expressa, se manifesta, resiste à pandemia e à sua condução.
Produções de artes visuais
- O eixo das ilustrações é composto por ilustrações digitais e originais, grafites, muralismo, pixos e esculturas. Sempre em preto e branco.
- Para as ilustrações, sejam elas digitais ou reprodução de originais, resolução mínima de 300dpi em formato png, jpg ou pdf.
- O muralismo, escultura, grafite e pixo podem ser enviados através de fotos preto e branco, alta qualidade (informando o fotógrafo nas observações) e caso estiverem em esboço serem escaneados e da mesma forma encaminhados em preto e branco.
Resultado de pesquisas
Visamos estimular e valorizar o conhecimento dos jovens sobre os jovens e para os jovens, de modo a fortalecer suas capacidades de reflexão e produção de conhecimento. Assim, receberemos pesquisas desenvolvidas nas áreas de Ciências Sociais, Humanas e/ou da Saúde que apresentem resultados (qualitativa e/ou quantitativa) sobre pandemia e juventude;
As propostas apresentadas devem abordar por meio de uma pesquisa empírica as temáticas expostas no ponto 1.8 deste Edital, expressando assuntos de especial interesse da juventude com reflexões e resultados originais sobre o contexto que estamos vivendo;
- Enviar o arquivo em formato PDF ou WORD com no máximo 7.000 caracteres (com espaços). Usar a fonte Times New Roman, tamanho 12. No total o texto não poderá ultrapassar 67 linhas, considerando o título;
- Incluir nome dos autores e titulação acadêmica embaixo do título;
- Utilizar negrito e letras maiúsculas para o título principal, negrito e letras minúsculas para o subtítulo, negrito e letras maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico;
- Deverão apresentar linguagem acessível, não ter citação direta nem nota de rodapé. Caso os autores queiram indicar alguma referência bibliográfica, ele deve estar no final do texto listada em ordem alfabética, seguindo os padrões da abnt, e contabilizará com os caracteres totais do texto;
- É necessário apresentar resultados, conclusões (quantitativos e/ou qualitativos), e, se possível, destacar no texto o campo de estudo, sujeito, metodologia, tipo de trabalho, descrição dos acontecimentos e resultados.
Relatos de Experiências
O relato tem como objetivo valorizar e construir uma memória sobre as ações de solidariedade que tecem uma rede de resistência no seio do povo brasileiro durante o momento de pandemia, em específico as ações e as vivências que tratem sobre os impactos da COVID-19 na juventude;
Podem ser apresentados relatos de campanhas de doação, de campanhas de comunicação, de formação política, de ações culturais, etc;
Aceitaremos a submissão de propostas para Relato de Experiência em diversos gêneros textuais, tais como: jornalísticos, acadêmico, entrevistas e/ou literatura;
- Enviar o arquivo em formato PDF ou WORD com no máximo 7.000 caracteres (com espaços), incluindo linhas vazias. Usar fonte Times New Roman, tamanho 12. No total o texto não poderá ultrapassar 67 linhas, considerando o título;
- Incluir nome dos autores. Para as submissões com estilo acadêmico, incluir a titulação dos autores ao lado do nome;
- Utilizar negrito e letras maiúsculas para o título principal, negrito e letras minúsculas para o subtítulo, negrito e letras maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico;
- Deverão apresentar linguagem acessível, não ter citação direta nem nota de rodapé. Caso os autores queiram indicar alguma referência bibliográfica, ele deve estar no final do texto listada em ordem alfabética, seguindo os padrões da abnt, e contabilizará com os caracteres totais do texto;
- Sugerimos que o conteúdo abarque as seguintes informações: onde ocorreram as atividades, quais os sujeitos envolvidos, a metodologia que foi adotada, o tipo de trabalho desenvolvido e os retornos e resultados desse processo.