DIA DA RESISTÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAS – 19 de Abril

Você está visualizando atualmente DIA DA RESISTÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAS – 19 de Abril
O Silêncio da Terra | Foto: Matheus Alves

Hoje, dia 19, é dia da Luta dos Povos Indígenas, e por quê povos indígenas? Porque vem de encontro a uma demanda muito antiga em que “índio” tem uma carga de preconceitos e estereótipos marcada pela colonização que usou a palavra como um termo genérico para mais de 300 povos que existem no Brasil.

A data também denuncia o momento em que vivemos, de avanço do saqueamento das terras indígenas, estagnação das demarcações dos territórios e invisibilização dos povos indígenas, hoje, no congresso nacional, há apenas uma deputada indígena que representa esses mais de um milhão de indígenas que vivem no Brasil, a deputada federal Joenia Wapichana, mandato importantíssimo que nos últimos 4 anos ajudou a apontar no legislativo brasileiro importantes avanços nos debates da questão indígena.

522 anos de resistência dos povos indígenas, 522 anos em que eram mais 6 milhões de indígenas no território que hoje compreende o Brasil, dezenas de povos foram dizimados, línguas foram apagadas, milhares foram escravizadas, a história que não pode ser apagada.

A juventude indígena tem como principal reivindicação a defesa dos seus territórios, a defesa de sua ancestralidade, que está em disputa e na mira de um governo fascista, anti-indígena e anti juventude, que sofre com seus territórios, espalhados pelas regiões do nosso país, ameaçados pelo garimpo e pelas facções que vem rotineiramente invadindo os territórios indígenas das formas mais cruéis e colonizadoras, ameaça que prejudica a saúde e o modo de vida.

Defender o território é defender o futuro e principalmente, é defender a vida.

A juventude indígena está organizada pra enfrentar e defender seus direitos e o Levante estará nas trincheiras junto ao movimento.