Cuba Vive e Resiste: por que escrachamos o Consulado dos Estados Unidos?

Você está visualizando atualmente Cuba Vive e Resiste: por que escrachamos o Consulado dos Estados Unidos?
Foto: Junior Lima - @xuniorl

Na manhã de hoje, 18 de setembro, nós do Levante Popular da Juventude realizamos um escracho em frente ao Consulado dos Estados Unidos. A ação teve como objetivo denunciar a arbitrariedade das sanções, impostas novamente pelos EUA durante o governo de Donald Trump, e para reivindicar a retirada de Cuba da lista dos Países Patrocinadores do Terrorismo, medida que impõe uma série de bloqueios políticos e econômicos contra o país caribenho.

Há décadas o governo dos Estados Unidos vem adotando uma política hostil, buscando isolar o povo cubano por meio de diversas sanções. Em meio à pandemia, em 2021, o governo de Donald Trump reforçou o bloqueio com 243 novas sanções, e incluiu Cuba, novamente, na Lista de Estados Patrocinadores do Terrorismo. A inclusão nessa lista “torna ainda mais difícil para Cuba realizar transações usando sistemas bancários internacionais e, em última análise, adquirir bens necessários no mercado internacional, como combustível, alimentos, materiais de construção, produtos de higiene e medicamentos”¹. A decisão de incluir ou excluir um Estado da lista de países patrocinadores do terrorismo cabe exclusivamente ao presidente dos Estados Unidos e pode ser tomada a qualquer momento.

Foto: Júnior Lima – @xuniorl

Com a ousadia da juventude e nossos métodos de agitação e propaganda, nós do Levante ocupamos o Consulado estadunidense por entendermos que a luta do povo latino-americano se unifica contra os tentáculos do imperialismo – que não suporta a ideia de que nossos povos construam projetos nacionais que sirvam ao interesse dos nossos próprios países.

Entendemos que a luta contra o bloqueio arbitrário ao país cubano é uma luta de todos os países da periferia do capitalismo, é a luta de todos os trabalhadores e trabalhadoras que sonham e constroem um mundo novo. É a luta que todo país que prioriza um projeto de emancipação do seu povo – e que pratica a solidariedade internacional, como é o caso de Cuba – enfrentará ao defender seus interesses nacionais. Sabemos que terroristas são países como os EUA, que historicamente promovem e financiam guerras, golpes e atentados que deixam um rastro de sangue por onde passam!

E é por compromisso com a luta internacionalista e com a revolução cubana que nós, do Levante, nos somamos à campanha “Cuba Vive e Resiste”!

Foto: Júnior Lima – @xuniorl

O governo Trump, responsável pela inserção de Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo e consequente agravamento do bloqueio político-econômico a Cuba, foi eleito na mesma onda ultraconservadora, neofascista e negacionista que o Jair Bolsonaro. É na conta desses projetos que estão a vida de centenas de milhares de mortos pela covid-19, que está o aumento das desigualdades sociais, que estão os causadores de inúmeras guerras. Aqui no Brasil, o representante dessa onda, Jair Bolsonaro, está em investigação por diversos crimes cometidos durante seu mandato contra o povo brasileiro. Sabemos bem que terroristas são eles!

E a juventude está ligada que esse projeto é dos nossos inimigos e que é nosso dever defender a revolução cubana, fazendo a denúncia em cada canto do mundo a todas as injustiças e desigualdades, pois como nos ensinou Che Guevara:

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros”.

Reafirmamos que somos companheiros e companheiras do povo cubano e nos colocamos em luta por isso!

Foto: Júnior Lima – @xuniorl

Você pode contribuir de várias formas nessa luta, e uma delas é se somando e organizando os abaixo-assinados para pressionar o governo dos EUA pelo fim do bloqueio a Cuba. Mais informações são encontradas na plataforma da campanha, construída por centenas de movimentos e organizações de todo o mundo, disponível no link https://pt.letcubalive.info/ .

Internacionalizemos a luta, internacionalizemos a esperança! CUBA VIVE E RESISTE!

¹Fonte: https://pt.letcubalive.info/full-letter