Entre os dias 13 e 17 de outubro, a juventude do campo, das águas e das florestas, organizadas nos movimentos populares que constroem a Via Campesina no Brasil, realizará o Acampamento Nacional “Juventude em Luta: por Terra e Soberania Popular”. 

O evento ocorrerá no Ginásio Nilson Nelson, na cidade de Brasília, junto ao Eixo Monumental (Via N1 Oeste). A previsão é de envolver cerca de 5 mil jovens de todo o Brasil no Acampamento, com o objetivo de realizar um grande debate sobre o papel da juventude nas lutas atuais e apontar desafios e perspectivas na garantia de direitos básicos, atuando no enfrentamento ao êxodo juvenil, no acesso a educação, a terra, entre outros. 

A programação contará com um conjunto de debates em plenária e uma série de outras atividades formativas a partir de rodas de conversas. Até o momento, 56 rodas de conversas e 40 oficinas, sobre diversos temas, já compõem o calendário de atividades do evento. 

Temas como “Análise de Conjuntura Nacional e Internacional: O que tá rolando no mundo e o que temos haver com isso?”, “Patriarcado, racismo e a construção de relações humanas emancipadas”, “Juventude, arte e cultura na disputa das ideias!” e “A Juventude e a luta ambiental: por terra e soberania popular estamos aqui!” fazem parte dos debates gerais do Acampamento. 

Além dos espaços de formação, nas tardes do Acampamento acontecerá a Mostra de Produção da Juventude, com produtos de todas as regiões do país.

Ato Político dos Povos

A juventude da Via Campesina no Brasil, no marco do Dia Internacional da Soberania Alimentar, dia 16 de outubro, realizará a Conferência Livre dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas. A ideia é que este espaço seja marcado pela defesa da agroecologia, da produção de alimentos saudáveis, apontando o protagonismo da juventude no acesso à direitos para construir mecanismos de enfrentamento à fome no Brasil. 

Os movimentos e organizações da Via Campesina afirmam que a construção da Soberania Alimentar passa pela compreensão e luta social, para que um povo para ser livre precisa ser soberano e essa soberania passa também pela alimentação. O conceito de Soberania Alimentar adotado pelas organizações camponesas foi criado em contraponto ao conceito de Segurança Alimentar estabelecido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). 

Festival da Juventude

As três primeiras noites do Acampamento contarão com a realização do “Festival da Juventude”. O festival abordará temas diversos com criatividade e várias linguagens. Na primeira noite, dia 13, acontecerá uma homenagem aos “40 anos de Hip Hop no Brasil”, no dia 14 acontecerá o “Sarau Rebeldia para lutar, viver e amar” e na última noite do festival, dia 15, teremos um conjunto de apresentações das cinco regiões do país. 

Confira a programação

Sexta-feira (13/10)

A partir das 7h –  Acolhimento, Organicidade e Reunião das Equipes
12h – Almoço

14h – Mística e Animação / Abertura do Acampamento

15h – Análise de Conjuntura Nacional e Internacional: O que tá rolando no mundo e o que temos haver com isso?

17h às 18h – Reunião da delegação dos estados
19h – Jantar

20h – Festival da Juventude: 40 anos de Hip Hop no Brasil

Sábado (14/10)

7h – Café da Manhã

8h – Mística e Animação / Nossa luta é internacional: Depoimentos das delegações!

9h – Patriarcado, racismo e a construção de relações humanas emancipadas

12h – Almoço

14h às 17h30 – Rodas de Conversas

17h30  – Abertura da Mostra de Produção da Juventude 

19h – Jantar

20h – Festival da Juventude: Sarau Rebeldia para lutar, viver e amar!

Domingo (15/10)

7h – Café da Manhã

8h – Mística e Animação / Nossa luta é internacional: Depoimentos das delegações!

09h – Juventude, arte e cultura na disputa das ideias!

12h – Almoço

15h às 17h30 – Oficinas

17h30  – Mostra de Produção da Juventude 

19h – Jantar

20h – Festival da Juventude: Apresentações das Regiões

Segunda-feira (16/10)

7h – Café da Manhã

8h – Mística e Animação / Nossa luta é internacional: Depoimentos das delegações!

09h – A Juventude e a luta ambiental: por terra e soberania popular estamos aqui! 

12h – Almoço

14h às 17h30–  Oficinas 

17h30  – Mostra de Produção da Juventude

19h – Jantar

20h – Conferência Livre dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas (Ato Político)

Terça-feira (17/10)

7h – Café da Manhã

8h – Mística e Animação / Nossa luta é internacional: Depoimentos das delegações!

Passeio e Solidariedade

12h – Almoço

14h – Encerramento