• 00Dias
  • 00Horas
  • 00Minutos
  • 00Segundos

Ao longo dos nossos 12 anos de nacionalização o nosso acampamento é a nossa principal ferramenta para avançar nas mudanças da vida da juventude! Sendo esse festival de cultura, arte e política construído pelas mãos de jovens de todo Brasil.

O Levante te chama para ser protagonista dessa história e pensar os novos rumos de luta para um Brasil para os brasileiros, brasileiras e brasileires, onde temos o direito ao trabalho, estudos, lazer, o direito de sonhar e construir um futuro com um bem viver.

E finalmente chegou o grande momento de mais uma vez nos encontrarmos e avançarmos na nossa luta pelo projeto popular para a juventude.

O 4° Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude acontece entre os dias 30 de maio e 02 de junho, e dessa vez é hora de reunir a juventude de cada estado desse país pra fazer a capital federal tremer (Brasília – DF)

JUVENTUDE QUER VIVER:

NOSSA LUTA É PELO POVO NO PODER!

VEM COM O LEVANTE!

Edital da 1° Mostra Nacional da Juventude na Ciência Literatura
1. DA APRESENTAÇÃO

O Levante Popular da Juventude tem a honra de anunciar a primeira edição da Mostra Nacional da Juventude na Ciência e Literatura. Este evento pioneiro emerge como um espaço dedicado à promoção e reconhecimentos não apenas da produção científica, mas também da expressão literária dos jovens brasileiros. Buscamos destacar obras que abordam questões relevantes para a juventude e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, tanto no âmbito acadêmico quanto na esfera criativa.

A Mostra Nacional da Juventude na Ciência e Literatura tem como principal propósito fomentar o interesse pela pesquisa científica e pela produção literária entre os jovens, oferecendo um espaço para a divulgação de trabalhos acadêmicos e literários abordando temáticas relacionadas à juventude, gênero, raça e diversidade sexual e aos eixos gerais e áreas temáticas. Além disso, visa estimular o intercâmbio de conhecimentos e fortalecer o diálogo entre estudantes, pesquisadores, escritores e a sociedade em geral.

Tema: Juventude quer viver e produzir ciência, arte e literatura.
Eixos Gerais Áreas Temáticas
Linguagens Comunicação
Educação
Saúde e Bem-Estar: Saúde
Esporte e Lazer
Social e Político Violência e Segurança Pública
Trabalho e Renda
Lutas Anti-Racistas e Anti-Patriarcais
Internacionalismo
Direito à Cidade
Meio Ambiente e Povos Tradicionais Meio Ambiente
Cultura
Juventude do Campo, das Águas e das Florestas
Arte Literária Poesia
Romance
Conto
Crônica
Literatura de Cordel
Literatura Dramática

A Mostra Nacional da Juventude na Ciência e Literatura é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento, bem como a pesquisadores, escritores e interessados em geral.

5.1 A inscrição e a submissão de resumos para a Mostra Nacional da Juventude na Ciência e Literatura do Levante Popular da Juventude estarão abertas para todos os interessados em divulgar resultados de trabalhos científicos, bem como obras literárias e pesquisas em andamento, desde que estejam inscritos no 4º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude, no link: 

5.2 As submissões de trabalhos científicos e literários serão gratuitas. Para a submissão de trabalhos científicos e literários, os interessados deverão seguir as seguintes orientações 

  • a)No momento da inscrição serão aceitos apenas resumos simples para trabalhos científicos, e descrição das obras literárias.
  • b) A submissão dos resumos e das obras literárias será realizada por meio do formulário de inscrições a seguir: [https://forms.gle/W8y6ANgvy3ZzpPYs7]
  • c) A submissão deve estar conforme modelo disponibilizado pelo evento, no Anexo I deste edital.
  • d) O período para submissão dos resumos e das obras literárias será entre os dias 30/03/2024 a 30/04/2024.
  • e) A avaliação dos resumos científicos será realizada por um comitê científico ou por avaliadores, formado por membros designados para tal. Os comitês reservam-se o direito de rejeitar trabalhos que não atendam completamente às especificações deste edital.
  • f) A correção ortográfica do resumo será de inteira responsabilidade do autor, podendo ser rejeitado caso não esteja nos padrões da norma culta e do modelo disponibilizado no Anexo I. No caso das obras literárias, a avaliação será baseada principalmente na qualidade artística e na relevância para os temas propostos.

6.1 Os trabalhos científicos aceitos serão apresentados na forma de pôsteres durante o evento, enquanto as obras literárias serão expostas em espaços designados para leitura e apreciação dos participantes.

6.2 Os custos para a confecção dos pôsteres e da obra literária é de responsabilidade do pesquisador que for apresentar.

6.3  Os trabalhos selecionados em todas as categorias ficarão disponíveis no espaço da mostra para apreciação do público e da Banca Examinadora

6.4. A ausência do apresentador no período estipulado para a exposição de seu trabalho resultará em desclassificação, sem direito ao certificado. 

Atividade Data de execução
Lançamento do edital de Submissão de trabalhos 30 de Março de 2024
Encerramento da Submissão de Trabalhos 30 de abril de 2024
Seleção dos trabalhos 10 a 17 de maio de 2024
Divulgação dos trabalhos aprovados 18 de maio de 2024
Seminário e Mostra Científica e Literária da Juventude Brasileira 30 e 31 de maio e 01 de junho
Certificações Julho/24
Produção de Anais Setembro/2024
Produção de Zine Literário Outubro/2024

8.1 Todos os trabalhos aceitos e apresentados na Mostra Nacional da Juventude na Ciência e Literatura receberão certificados de participação.

8.2 Os participantes selecionados terão a possibilidade de deslocamento até Brasília por meios terrestres, alojamento e alimentação garantidos pela organização do evento.

8.3 Casos omissos neste edital serão analisados e decididos pela comissão organizadora.

Brasília, 30 de Março de 2024.

Levante Popular da Juventude 

Escola Nacional Paulo Freire

1. DA APRESENTAÇÃO

“Vou aprender a ler para ensinar meus camaradas”

Saudações, juventude.
Esperamos que estejam bem.

É com alegria que convidamos toda a juventude para construir as oficinas do 4º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude. Assim como todos os demais espaços do Acampa, as oficinas cumprem um papel político e pedagógico, sendo espaços onde a juventude pode socializar os seus aprendizados, compartilhar suas vivências e ressignificar a forma de aprender e ensinar.

As oficinas são espaços pedagógicos que permitem aos sujeitos envolvidos no processo, construírem o conhecimento de maneira coletiva, através de trocas de experiências. A construção do saber acontece de maneira dialogada a partir de momentos prático-interativos entre os diversos sujeitos envolvidos na oficina. No 4º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude, o sentido político-pedagógico das oficinas oferecidas devem apontar e acumular para as ferramentas de organização coletiva da juventude.

Podem participar das oficinas na condição de OFICINEIRO/A todos/as os/as jovens inscritos no Acampamento, desde que tenham sua oficina SELECIONADA no presente processo de seleção.

Podem participar das oficinas na condição de PARTICIPANTE todos/as os/as jovens inscritos no Acampamento. Cada pessoa poderá se inscrever em apenas uma oficina, uma vez que as diversas oficinas realizadas estarão ocorrendo concomitantemente. Para aqueles que não se inscreveram anteriormente, poderão se inscrever durante o acampamento quando houver vagas não preenchidas na oficina desejada, durante o horário das mesmas. 

Mais orientações a respeito da inscrição de PARTICIPANTES serão orientadas após o processo de seleção das oficinas.

As oficinas inscritas deverão dialogar com algum dos oito eixos a seguir:

Produção Musical e Dança

Batucada e Produção de Material de Agitação e Propaganda

Teatro e Performance

Comunicação e Artes Visuais

Atividades Físicas e Autodefesa

Saúde Popular

Geração de Renda e Aprendizagem de Ofício

Agroecologia e Saberes Tradicionais

5.1. As inscrições de oficinas para o 4º Acampa Nacional da Juventude estarão abertas para todos os interessados no compartilhamento coletivo de um saber prático que dialogue com os eixos que perpassam a construção política do Acampamento.

5.2. As oficinas inscritas podem apresentar momentos de reflexão, mas devem ser, sobretudo, de caráter PRÁTICO. 

5.2. A inscrição das oficinas é gratuita. Para a inscrição, os interessados deverão seguir as seguintes orientações:

  1. As inscrições serão realizadas, no prazo previsto, unicamente através do formulário disponível no link: https://forms.gle/bqPTdQEpo2XPcecZ9

  2. As oficinas deverão ter uma execução possível para grupo de até 30 pessoas; 

  3. A descrição das oficinas deverão ser feitas de maneira clara e detalhada, sobretudo no que diz respeito a sua metodologia e materiais necessários a sua execução; 

A seleção das oficinas será realizada por comissão organizadora e usará como critério de seleção:
– Relação da oficina com eixos temáticos;
– Clareza na descrição da oficina e materiais necessários para sua execução;
– Contemplação justa da diversidade de oficinas em todos os eixos temáticos

Todas as oficinas inscritas devem apresentar um/a OFICINEIRO/A e um/a APOIO. 

É de responsabilidade do/a OFICINEIRO/A: responder pela oficina, indicar os materiais necessários para sua realização, coordená-la e garantir a coesão entre projeto inscrito e oficina executada. É de responsabilidade do APOIO: auxiliar o/a coordenador/a da oficina durante sua execução garantindo o acompanhamento de todos os participantes. Cada oficina selecionada, contemplará no máximo 30 participantes, dentre esses, 1 oficineiro e 1 apoio.

Atividade

Data

Lançamento do Edital e Abertura das inscrições

08 de Abril

Submissão das Oficinas

08 a 22 de Abril

Encerramento da submissão de Oficinas

22 de Abril

Seleção das Oficinas

22 a 25 de Abril

Divulgação das Oficinas Selecionadas

27 de Abril

Reunião de Orientações Iniciais 

(Virtual)

30 de Maio

Reunião de Orientações Finais

(Presencial Durante o Acampamento)

30 de Maio

Realização das Oficinas

01 de Junho

Entrega de Certificados

Julho

8.1. Todos os/as oficineiros e apoio receberão certificado

8.2. Casos omissos neste edital, serão analisados pela comissão organizadora e poderão ser acionados através do e-mail: [email protected]

O Levante Popular da Juventude compreende que, os espaços de sociabilidade como as oficinas, cumprem um papel pedagógico, uma vez que os mesmos contribuem com a troca de saberes teórico-prático entre a militância. Nesse sentido, desejamos que estas experiências possibilitem a todas/os/es bagagens teóricas e práticas que nos municie com ferramentas de massificação do movimento. Além disso, desejamos um excelente acampamento a toda juventude presente que  denuncia a perversidade do modelo socioeconômico capitalista/imperialista e sonha e luta para que haja uma profunda e radical transformação da sociedade brasileira. Como também, desejamos que os espaços pedagógicos que compõem o 4º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude, como as oficinas, as rodas de conversa, as culturais, as mostras científicas e demais espaços contribuam com a formação, organização e luta de nossa militância.

Batalha Nacional no 4º Acampamento Nacional do Levante

30 de maio à 02 de junho

O que é o Brota no Acampa?

Brota no Acampa é uma iniciativa do Levante Popular da Juventude em parceria com os coletivos, organizações e batalhas locais de cada estado que se responsabilizarão conjuntamente pela construção das seletivas rumo à batalha nacional. A batalha irá acontecer entre os dias 30 de maio a 02 de junho em Brasília, no 4º acampamento nacional do Levante Popular da Juventude.

  • O projeto tem por proposta construir seletivas estaduais por todo o território nacional;
  • Realizar a primeira batalha nacional Brota durante o Acampamento Nacional;
  • Estreitar relações entre o movimento hip-hop e a construção do Projeto Popular para o Brasil;
  • Mobilizar a juventude brasileira em torno da participação social através de iniciativas de direito à cultura;
  • Impulsionar iniciativas nacionais de construção do movimento hip-hop para juventude negra e periférica;
  • Para definir os competidores da Brota nacional, os estados irão realizar Brotas estaduais que serão organizadas pelo movimento social Levante Popular da Juventude em conjunto com as organizações de batalha que se inscreverem para sediar as seletivas municipais, de responsabilidade da organização de cada batalha parceira;
  • As estaduais serão de inteira responsabilidade dos estados, de forma autônoma e com estabelecimento de critérios próprios, desde que em consonância com os critérios estabelecidos nacionalmente;
  • Os competidores da Brota nacional terão direito a uma vaga no transporte disponibilizado pelo estado para ida rumo ao 4º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude;

Para realizar as seletivas em âmbito estadual, é orientado à construção do diálogo entre o movimento e as batalhas e vice-versa a partir das seletivas municipais. Caberá ao organizador da batalha o dever de realizá-la até o prazo de 12/05 e comunicar para a organização estadual o vencedor da seletiva municipal;

É orientado aos estados a construção de 8 ou 16 seletivas municipais nas batalhas ativas em todo território estadual, levando em consideração a organicidade dos estados e a quantidade de batalhas ativas.

Todas as seletivas se darão no formato de 2 rounds de 45 segundos (ataque e resposta), com o 3º round em formato bate e volta.

O 3º round seguirá o formato bate e volta com 4 entradas para cada MC, sendo a primeira entrada 8×8 e as 3 seguintes de 4×4, ou 4-2-2-2, se medidas pelas rimas.

O júri deve ser composto de dois jurados técnicos, que deverão levar em consideração a métrica, flow, originalidade, conteúdo e habilidade de ataque e resposta + plateia, que deverá levar em consideração os mesmos aspectos.

A votação ocorre ao fim de cada round, para que os jurados não sejam influenciados pelo desempenho dos MC’s ao final dos dois rounds, podendo assim ter uma avaliação mais completa do ataque/resposta de cada MC.

 

Todo MC residente em território nacional poderá se inscrever, sob a responsabilidade de compromisso com os critérios de participação, descritos no ponto “os critérios de participação e proibições” abaixo;

  • Os MCs deverão ser maior de idade e residirem em território nacional;
  • Os MCs estão vedados da possibilidade de disputa da vaga da Brota em mais de um estado brasileiro;
  • Os MCs deverão assinar o termo de autorização de imagem e som para participar da Brota nacional;
  • Caso seja menor de 18 anos, é importante levar o termo de autorização dos pais ou responsáveis devidamente assinado
  • É terminantemente proibido a reprodução de opressões, sendo estas: machismo, LGBTQIAPN+fobia, racismo, intolerância religiosa, gordofobia, capacitismo ou quaisquer outras formas de opressão. A Brota deve ser um espaço de construção, respeito e fortalecimento da emancipação e dignidade do ser humano;

Caso algum desses critérios não seja seguido e a situação for de conhecimento por parte da organização, o MC poderá ser desclassificado. O caso será analisado pela Comissão Organizadora da Brota nacional.

É importante que todas as seletivas municipais sejam realizadas até 12/05, para que a seletiva estadual seja realizada até 26/05. Caso o estado esteja impossibilitado de realizar a seletiva estadual até essa data, deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora, que irá averiguar a situação baseado na justificativa e contexto específico;

A Brota no Acampa será uma batalha realizada em dois dias, concentrando a primeira fase em um dia e a segunda fase, semifinal e final no segundo, que deverá ser realizada no palco principal. Os dias e horários serão divulgados em consonância com a programação do 4º Acampamento Nacional;

A Brota nacional contará com uma chave de 16 MCs, composta por todas as regiões do país e dos seguintes estados: Norte: AP; Nordeste: MA, PE, PB, RN, BA, CE, AL; Centro-Oeste: MT, DF; Sudeste: MG, RJ, ES, SP; Sul: RS; PR. Cada estado deverá ter apenas um classificado para etapa nacional. Caso algum estado não consiga enviar o representante estadual, a Comissão Organizadora irá avaliar a situação levando em consideração os fatores regionais e organizativos (ou seja, qual estado teve mais batalhas municipais envolvida no processo de construção) para definir o suplente de tal vaga. 

O MC vencedor receberá o valor de R$5.000,00 (cinco mil reais), e o segundo lugar irá receber o valor de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). As premiações das Brotas estaduais são de responsabilidade das organizações estaduais. 

A Comissão Organizadora é composta por três membros do Levante Popular da Juventude. Para quaisquer dúvidas referentes ao processo, orientamos entrar em contato com os seguintes sujeitos:

Sofia (Paraíba) – (83) 9 9960-6807

Daniel (Minas Gerais) – (32) 9 9139-1595

Pan (Ceará) – (85) 9 8857-4132