Agentes Populares: a educação construída em mutirão
A proposta dos Agentes Populares de Educação surge em um momento em que as demandas da população vão se tornando ainda mais emergenciais, por exemplo, com o fechamento das escolas - Reprodução

Agentes Populares: a educação construída em mutirão

A educação brasileira está imersa numa grande disputa. Temos uma vertente da extrema direita representada pelo governo Bolsonaro e outros setores de apoio ao governo federal que deslegitima os conhecimentos provenientes da ciência e chegam a negar a própria educação formal. Para essa direita ligada ao pensamento do governo federal, quanto menos conhecimento, melhor.

O papel fundamental dos voluntários e voluntárias na campanha de solidariedade
Caminhamos ombro a ombro como quem marcha esperançando um presente e um futuro diferentes para o nosso país - e com quem está disposto a juntos construí-lo. - Guilherme Gandolfi

O papel fundamental dos voluntários e voluntárias na campanha de solidariedade

Diante de uma pandemia que já matou mais de 130 mil brasileiros e brasileiras e de um governo que age de forma irresponsável com a vida e os direitos do seu povo, com quem podemos contar? Quem está ao lado dos pobres – as principais vítimas de Bolsonaro e do coronavírus?

A solidariedade nos Cursinhos Populares da Podemos+
Os desafios de nosso tempo são diversos, mas maiores são a força e a beleza de uma juventude que sonha e constrói um projeto popular para o Brasil com e pela educação.
- Comunicação Podemos+

A solidariedade nos Cursinhos Populares da Podemos+

A campanha Periferia Viva surgiu no contexto da pandemia do coronavírus, mas a solidariedade é um valor permanente dos movimentos populares e está presente nas suas mais diversas iniciativas. Uma delas é a Rede de Cursinhos Populares Podemos+, que desde 2017 tem reunido e desenvolvido em todo o Brasil experiências de cursinhos gratuitos para preparar a juventude da periferia para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Levante ‌Popular da Juventude ganha Medalha Jorge Careli de Diretos Humanos pela campanha Nós por Nós

O Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) concedeu a Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos ao movimento social Levante Popular da Juventude nesta terça-feira (25) pela iniciativa da campanha “Nós por Nós contra o CoronaVírus”. A campanha acontece em mais de 63 territórios em 18 estados em todas as regiões do País, e só na cidade do Rio de Janeiro, onde aconteceu a premiação, já foram arrecadadas 1.569 cestas básicas, fruto de um trabalho coletivo e movido pela solidariedade.

Dia da visibilidade lésbica

Vem de longe (e vai mais longe) os passos que resistem e constroem a luta pela visibilidade do amor entre as mulheres. Essa estrada é longa, perpassada por várias histórias…

Não é sobre sua opinião, é sobre a vida das meninas!

Desde 1990, temos no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dispõe sobre a proteção integral necessária ao bem estar e a dignidade dessa população considerada vulnerável. Apesar disso, casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes ainda são muito comuns, a cada 30 minutos o disk 100 recebe uma denuncia de violência sexual contra crianças. Além disso, o país é o 4º no ranking de países que mais registra casamento infantil.

Solidariedade na batalha das ideias
Ilustração: Marcela Nicolas

Solidariedade na batalha das ideias

A cada mês de Campanha de Solidariedade Periferia Viva os desafios se ampliam, mas também ampliamos as potencialidades dessa iniciativa. Se na maioria das vezes nos falta dinheiro e estrutura,…