Levante Popular da Juventude se prepara para reunir 5 mil jovens no 4º Acampamento Nacional

Você está visualizando atualmente Levante Popular da Juventude se prepara para reunir 5 mil jovens no 4º Acampamento Nacional
Segundo dia - 3º Acampamento Nacional do Levante Foto: Coletivo de Comunicação do Levante Popular da Juventude

Entre os dias 24 e 28 de janeiro, o Levante Popular da Juventude reúne 120 jovens de 22 estados e do Distrito Federal no IV Seminário Nacional para preparar a construção do 4° Acampamento Nacional, que deve reunir 5 mil jovens das escolas, universidades, campo e periferias de todo o país para debater o papel da juventude na reconstrução do Brasil.

Ato de Lançamento do 4º Acampamento Nacional do Levante / Foto: Junior Lima @xuniorl

Daiane Araújo, Direção Nacional do Levante Popular da Juventude e Vice-presidenta da UNE, ressalta a importância dos acampamentos nacionais para o Levante, e relembra que nesses 12 anos de nacionalização ousamos lutar de todas as maneiras possíveis e por todos os cantos do país contra aqueles que violentam e exploram o povo. “Ao longo dos nossos 12 anos os acampamentos foram mais do que espaços congressuais, e se mostraram fundamentais na mobilização e organização da juventude brasileira, não só para reagir a conjuntura como também na construção da luta popular por um projeto de país soberano. Reunir 7 mil jovens no último acampamento em 2016 foi fundamental para reinventar nossas formas de luta e construir resistência ao golpe, ao bolsonarismo e à pandemia. No IV Acampamento organizaremos a coragem e rebeldia da juventude para radicalizar a democracia e construir um futuro em que os sonhos da juventude sejam possíveis”.

A programação do Seminário Nacional de preparação para o acampamento conta com cursos de formação dos coletivos nacionais de comunicação e agitação e propaganda, que são fundamentais para a construção das nossas lutas nas ruas e nas redes. Além disso, iremos debater a caracterização e os desafios da juventude brasileira, nosso papel na organização e mobilização social e preparar o plano de mobilização do nosso acampamento.

Convidados do lançamento do 4º Acampamento Nacional do Levante/ Foto: Junior Lima @xuniorl

É nesse cenário de organização e preparação que também faremos o ato político de lançamento do IV Acampamento. O ato ocorrerá hoje, 26 de janeiro, no Instituto Federal de Brasília (IFB), às 19h, e tem a presença confirmada de movimentos sociais como o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento Brasil Popular (MBP), de líderes sindicais, parlamentares e do governo federal, dentre eles o Ministro da Secretaria Geral, Márcio Macedo e secretaria executiva Kelli Mafort; da Secretária Nacional de Juventude, Ronald Sorriso e Jessy Dayane; a Secretária Executiva do Ministério de Igualdade Racial, Roberta Eugenio; a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Zara Figueiredo; da Secretaria de Direitos Humanos LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Symmy Larrat e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço.

Os acampamentos são espaços fundamentais para formação, organização e luta da juventude brasileira. Em 2016, duas semanas após o golpe que destituiu a ex-presidenta Dilma Rousseff, nós do Levante reunimos no Estádio Mineirinho, em Belo Horizonte – MG, mais de 7 mil jovens em nosso 3º acampamento nacional, momento fundamental para organizar a resistência da juventude no período seguinte. Por isso, o IV Acampamento Nacional deve ser um marco para esse momento histórico de retomada da democracia e reorganização da luta popular.

É a juventude organizada para reconstruir o Brasil!