Em Aracaju, juventude realiza ato público em defesa da educação

Você está visualizando atualmente Em Aracaju, juventude realiza ato público em defesa da educação

O ato contou com a presença de aproximadamente 350 jovens de diversas escolas, universidades e bairros da cidade

Por João Mulungu,

O Levante Popular da Juventude em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT-SE) realizou nesta quarta-feira, 28, um ato público em defesa da educação.  A manifestação faz parte do calendário nacional da Jornada de Luta por um Projeto Popular para a Educação.


O ato contou com a presença de aproximadamente 350 jovens de diversas escolas, universidades e bairros da cidade, como Coqueiral, Industrial, Santa Maria, Centro entre outros. Os jovens seguiram em marcha até a Praça Fausto Cardoso, onde aconteceram oficinas de dança, música, break, rap, batucada e uma aula pública para debater a educação em Sergipe, com foco na defesa das cotas nas universidades públicas e de mais investimentos na área da educação.


As principais reivindicações dos jovens são: a defesa dos 10% do PIB para a educação, por 100% dos royalties do Pré-Sal para a educação, pela defesa das cotas sociais e raciais na UFS, contra o fechamento das escolas do campo, por mais verbas para assistência estudantil, por políticas públicas efetivas no combate ao analfabetismo, por cursinhos pré-vestibulares nos bairros; por transporte público de qualidade para os estudantes e por mais creches para mulheres jovens trabalhadoras. 


Além da CUT/SE e Levante, o SINTESE, MST, MOTU, Instituto Braços, Movimento Nacional de Direitos Humanos, União Estadual dos Estudantes de Sergipe, Associação de Hip Hop Aliados pelo Verso, UBES também participaram da manifestação.