Hoje, dia 01 de abril de 2024, quando se rememora os 60 anos do Golpe Militar no Brasil, nós do Levante Popular da Juventude estamos nas ruas em 12 estados denunciando os golpistas do 8 de janeiro de 2023. Acreditamos que há uma relação indissolúvel entre a não responsabilização dos crimes ocorridos durante a Ditadura Militar e os ataques golpistas do 8 de janeiro.
A negação dos crimes da Ditadura Militar alimentou o negacionismo histórico da extrema-direita, culminando na invasão das sedes dos Três Poderes da República. Neste sentido, o Governo Federal se equivocou em não realizar uma ação educativa destinada ao povo brasileiro evidenciando os crimes do período. Segundo o relatório da Comissão Nacional da Verdade, durante os 21 anos de Ditadura Militar ocorreram de forma sistemática e generalizada graves violações de direitos humanos no país, dentre elas estupros, torturas, mortes e desaparecimentos contra opositores políticos do regime. A Ditadura também foi responsável pelas grandes mazelas sociais que ainda hoje afetam o povo brasileiro, em especial a enorme concentração social e racial da riqueza, a ausência de reformas estruturais na sociedade brasileira, a tentativa de tutela militar sobre a democracia e a dependência estrangeira.
A Lei da Anistia, promulgada em agosto de 1979, perdoou os diversos crimes cometidos por agentes do Estado brasileiro. Em outras palavras, deu impunidade aos torturadores da Ditadura. Não à toa, o ato bolsonarista do dia 25 de fevereiro reivindicou uma nova anistia. O que os golpistas querem novamente é apagar os crimes cometidos contra a democracia e contra o povo brasileiro.
Por isso afirmamos que a luta por memória, verdade e justiça não é uma luta restrita ao passado. É preciso punir os golpistas do 8 de janeiro para que golpes contra a democracia brasileira nunca mais aconteçam! Não se faz justiça com esquecimento. Se quisermos construir uma sociedade verdadeiramente democrática, que respeite a soberania do povo brasileiro, precisamos responsabilizar e punir os golpistas de ontem e de hoje!
#LevantePorJustiça! #SemAnistiaPraGolpista!