MPA Piauí ocupa prédio abandonado em Picos para transformar em referência de alimentação saudável

Você está visualizando atualmente MPA Piauí ocupa prédio abandonado em Picos para transformar em referência de alimentação saudável

Camponeses e camponesas organizados no MPA em Piauí ocuparam um prédio abandonado no centro de Picos, região centro-sul do estado, ontem, 25 de janeiro. O Levante Popular da Juventude, o Comitê de Solidariedade do Vale d Guaribas, a Federação das Associações e Conselhos Comunitários (FAMCC) e o Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM) também participaram da ação.

O objetivo é transformar o espaço em referência de alimentação saudável com preço justo e acessível para os trabalhadores e trabalhadoras. Devido ao abandono o espaço se transformou em um reduto para usuários de drogas ilícitas e pessoas em situação de rua. Na ocupação, que ocorreu no horário da manhã, os primeiros atos foram de limpeza e organização do espaço e contou somente com a presença de sete militantes.

No prédio funcionava o Espaço da Cidadania e estava abandonado a mais de dois anos e pertence ao governo estadual. Era um local para fazer documentos e para informações. “Há dois anos enviamos para o governador uma solicitação para que cedesse as organizações de Picos um espaço, um dos prédios públicos que está ocioso, abandonado. Nunca fomos atendidos, reenviamos novamente esse ano, e fomos atrás dos prédios públicos, e dos vários que tem, mapeamos um na avenida do centro de Picos, local de onde sempre sonhamos”, explica Josineide Costa, liderança do MPA no estado.

À tarde a polícia militar chegou a ameaçar despejo. “Mexemos com um formigueiro grande, o maior empresário de Picos e um dos maiores do Estado está querendo o prédio para organizar uma de suas ações, o mesmo hoje a tarde mobilizou todas as polícias do município para nós retirar, sem a ordem do estado nem nada que fosse ordem de despejo”, denuncia Josineide. Os comércios aos arredores do espaço chegaram a fechar quando viram tanta polícia. “Entramos em contato com a vice governadora que no tempo de 2hs acionou a secretária de segurança pública para que os policiais se retirasse do local”, comentou Josineide que lembrou também da importância do presidente do PT e vereador no município, Wellington Dantas: “Ele fez todo processo de negociação para a retirada dos policiais junto com o governo do estado e nós”, finalizou.

“Ficamos muito surpresos e constrangidos com a chegada de efetivo da Polícia Militar, ROCAM e Força Tática que desproporcionalmente vieram para retirar 7 pessoas que se encontravam limpando o prédio”, conta Maria Kazé, também dirigente do MPA no Piauí. Mas a esperança projetada sobre a ocupação é maior. No espaço será organizado o Raízes do Brasil, espaço para comercialização da produção camponesa, debates políticos em torno do tema da produção e consumo de alimentos sadios entre outras possibilidades. “Pedimos que todos e todas venham visitar o Raízes do Brasil em Picos para juntos transformar um prédio abandonado em um espaço de vida, arte, cultura, solidariedade, ousadia e muito trabalho coletivo” convida Kazé.

Via MPA