Oficinas se destacam na programação do 3° Acampamento Nacional do Levante

Você está visualizando atualmente Oficinas se destacam na programação do 3° Acampamento Nacional do Levante
A maioria das oficinas inscritas são produtos do que a militância já faz em seu cotidiano / Divulgação / Coletivo de Comunicação do Levante

Cerca de 90 atividades culturais e políticas propõe envolver e integrar participantes de diversos estados do país

A maioria das oficinas inscritas são produtos do que a militância já faz em seu cotidiano / Divulgação / Coletivo de Comunicação do Levante
A maioria das oficinas inscritas são produtos do que a militância já faz em seu cotidiano / Divulgação / Coletivo de Comunicação do Levante

Como um dos primeiros espaços nacionais de aglutinação política após o golpe de 2016, é que o 3° Acampamento do Levante Popular da Juventude se destaca. O evento mobiliza jovens de todo o Brasil por meio da cultura, música, agitação, dança, teatro e debates políticos. Com cerca de 7 mil pessoas, o “Acampa” acontece nos espaços internos e externos do estádio do Mineirinho, em Belo Horizonte (MG).

A proposta do encontro, além de articular a luta da juventude brasileira, é permitir uma troca de experiência entre todos os participantes. As oficinas são um dos momentos que possibilitam uma maior integração.

De um total de 90 oficinas, com cerca de 100 oficineiros e oficineiras, jovens puderam participar de espaços em 5 eixos temáticos de referência, envolvendo música, dança, teatro e atividades físicas.

Aline Maria, militante do Levante de Santa Maria (RS), inscreveu sua oficina de jogo e improvisação, que consiste em utilizar técnicas teatrais para improvisar situações de opressão. Segundo ela, sua motivação foi poder compartilhar experiências aprendidas no curso de teatro, especificamente na área que mais lhe interessa que é o teatro e comunidade.

“Eu acredito que todo militante deveria ter, no mínimo, uma formação para ir às ruas e fazer uma intervenção, ou algo de Agitação e Propaganda. Precisamos ter uma base nessa profissionalização que a gente tanto procura”, diz.

A maioria das oficinas inscritas são produtos do que a militância já faz em seu cotidiano. Ayde Souza (19), militante do Levante de São Luiz (MA) e oficineiro de Cacuriá – ritmo popular do Maranhão, fala que espaços como o Acampamento devem ter muito cultura e troca de experiências.

“A cultura é educação, é o que todo mundo deve conhecer, se a gente não se apossar do que está acontecendo no Brasil inteiro, não temos como mostrar isso para o mundo” afirma Ayde.

Acampamento

Iniciado na segunda-feira (5), o 3° Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude é o maior espaço de organização do movimento. O evento, que segue até sexta (9), se propõe a definir e indicar os rumos e desafios da juventude na conjuntura após o golpe.

Com uma programação que, além das oficinas, abrange debates, palestras, mesas redondas, shows e apresentações culturais, o Acampamento conta com a presença de figuras e personalidades como a atriz Letícia Sabatella, o ex-presidente Lula, o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Stédile, Laura Caprillione dos Jornalistas Livres, e o estadunidense Eddie Conway, do Panteras Negras.