EU ODEIO O LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE

Você está visualizando atualmente EU ODEIO O LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE

Chegaram batendo na minha porta, fazendo barulhos estridentes com latas e tambores de PVC. Eu nem sabia quem era essa gente que usavam mais blusas do MST, MAB, Via Campesina, do que qualquer outra coisa.

Alguém me disse que podia confiar. Mas como confiar em gente que já chega pedindo uma tal de memória, verdade e justiça, acordando a vizinhança e apontando tudo que tem de errado nesse tal de “escracho à torturadores da ditadura”?

Quer juntar preto e favelado, camponês LGBT, mulher estudante… Mas já não tem quem faça isso, cada um no seu quadrado, separadamente. Pra que isso de juntar todo mundo em um só espaço?

E lá vem todo esse teatro, poesia cantada, grafitti e bandeirolas. É mística? Nunca ouvi falar disso. E não adianta dizer que é algo que se sente, alguém aqui precisa me explicar.

Parecem uma epidemia, já nem consigo mais contar vocês. Antes 1.500, logo 3.000, lá vem 7.000, e quantos são agora? Pirambu, Serrinha, UFC, Cariri, Sobral… desceu e chegou na Bahia, subiu pro Maranhão, até Brasília, mermão? Como assim já tá em todo o Brasil?

Isso aí ao menos tem projeto? Ao menos sabem o que tão defendendo? Querem mudar as coisas mas sem projeto não dá.Ah, Projeto Popular para o Brasil. Parece ousado e vocês vão ter que conquistar mais gente pra tanta coisa que querem mudar nesse País tão desigual.

Me falaram que vocês são pelegos, é verdade? Me falaram que vocês são radicais demais, é verdade? Espera, me falaram que vocês são financiados, é verdade? Me falaram que não tá sendo golpe e vocês só querem defender o governo, é verdade? Agora me falaram que vocês são vendidos, procede?Quanto falatório! E porquê vocês não falam dessa gente também? Devolve! Pra quê valores na militância? Aqui é cada um por si. Todo mundo faz picuinha com vocês, porque vocês não “avançam” nesse sentido e fazem também ?Falaram que o discurso de vocês não cola com ninguém. O problema é que a cada dia eu vejo mais gente de blusa preta. Vocês dão camisa pra todo mundo assim é?

Vocês são loucos de irem na casa do Temer e denunciar ele. E essa história de jogar dólares falsos no Eduardo Cunha? O Bolsonaro ameaçou vocês em seu Facebook! E ainda tem mais essa de querer defender a Petrobras?

Agora, um monte de gente falando bem de vocês. São juventude desses partidos todos que estão elogiando vocês? Qual a relação de vocês com o PT? O PSOL?

Vocês já são grandes, unidade agora é como vocês querem, vão lá e manda ver! Não? Que história é essa de que revolução não se faz sozinho? Faz sim, vão! Não? Então que pague o preço de pautar unidade entre o povo brasileiro. Mas eu li em algum livro que isso não é necessário pra nada, o importante é só a força própria.

Tá certo, tá certo… me convenceu!

Pois bem, minha menina. Achei que tua identidade era tua própria essência, e nem me toquei que a tua essência é uma mistura de todos os anseios do povo brasileiro.

Quanto sacríficio faz, uma jovem de pouco mais de 5 anos, tanta vida pela frente. Tanta vida pela Frente Brasil Popular.

E já vem tão ensanguentada, com o sangue de tantos Emersons Pachecos… Ainda quer defender Claudias, Dandaras, Amarildos. Tá doendo e ainda assim o punho esquerdo continua cerrado, pra cima. Moral alta, sempre alta…Acho que você não é passageira, não se partiu em 1, 2, ou 3 nesse tempo todo. Você nem quer gritar, só sabe cantar e cantar e cantar.

Agora é árvore que já floresceu e tem dado muitos frutos. Então agarra firme esse chão que já pisou Mariguellas, Heleniras, Zumbis, Margaridas…

Pois, todos os dias alguém quer cortar seus galhos, mas o vigor é tão grande e cresce de maneira tão exacerbada, que nem com a motosserra da mentira estão conseguindo tirar de vocês o único motivo pelo qual vocês existem e resistem até hoje: as suas raízes.

Não começou agora, tão pouco se encerra em eventos anuais. O Levante é pedaço de engrenagem de uma estrutura que ainda está sendo montada sob o suor de camponeses, trabalhadoras, estudantes, mulheres, negros, LGBT’s e todos os marginalizados e excluídos desse Brasil, a mais de 500 anos.

Nossa vitória não foi e não será por acidente.

Gabriel Campelo Levante Popular da Juventude – Ceará