Um século de Florestan Fernandes

Você está visualizando atualmente Um século de Florestan Fernandes
Arte de Lucas Gertz

Florestan Fernandes nasceu há exatos cem anos, em 22 de julho de 1920. Nasceu e morreu, 75 anos depois, na cidade de São Paulo. Filho de dona Maria, imigrante portuguesa que primeiro foi trabalhadora rural e depois empregada doméstica, fora batizado como Florestan mas ainda pequeno recebeu o apelido de “Vicente”, dado por sua madrinha de origem aristocrática, com quem conviveu durante parte da infância e para a qual o nome Florestan seria inadequado a um menino de origem tão pobre.

Florestan começou a trabalhar aos seis anos de idade. Desde novo muito viveu a rua, a dinâmica da cidade e suas contradições. Foi engraxate, aprendiz de barbeiro, balconista, alfaiate, garçom. Ainda criança aprendeu a ler e fez do ato da leitura um exercício para toda sua vida. O menino Florestan, assim como o velho Florestan, era curioso e inquieto. Há relatos de que seus amigos de infância costumeiramente diziam que ele iria “ficar de miolo mole” de tanto ler.

Remando contra a maré, em 1941 ele consegue ingressar na atual Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ali formou-se sociólogo, mas a afirmação pode ser outra: ali formou-se um dos maiores intérpretes do Brasil. Tempos depois, o próprio Florestan chegou à conclusão de que a Sociologia chegou a ele primeiro por meio do trabalho e, depois, por meio dos livros.

Influenciado pelo que ocorria na vida política e cultural do Brasil nas décadas de 40 e 50 Florestan deu início à sua brilhante, criativa e original atividade intelectual. Tornou-se professor da USP, tendo desenvolvido até os anos 1990 estudos densos e científicos sobre as grandes questões do Brasil. Ele preocupou-se em analisar centralmente as classes sociais em nosso país, a questão étnico-racial, o capitalismo dependente, a educação e os fundamentos do pensamento sociológico, transformando o estilo investigativo, subvertendo formas de fazer pesquisa e contrariando os padrões convencionais de intervenção intelectual.

A origem de classe de Florestan muito diz sobre o enorme legado teórico por ele deixado. Seu compromisso com “os de baixo” é uma característica que atravessa sua vida e que se faz presente na perspectiva revolucionária por ele reivindicada. Foi militante do Partido dos Trabalhadores, tendo sido deputado federal com exemplar atuação. Defendeu “a ideia das forças contra a força das ideias”. Sonhou e lutou por um Brasil justo. Foi perseguido como intelectual e militante das causas populares.

O centenário de nascimento desse grande pensador é motivo de celebração. Temos a tarefa coletiva de manter vivo o pensamento de Florestan Fernandes. Ele é uma inspiração teórica e prática da maior inspiração para nós que construímos a Escola Nacional Paulo Freire.

Florestan Fernandes, presente!