Encontro Nacional de Militantes será realizado no Rio de Janeiro e celebra 10 anos do Levante Popular da Juventude

Você está visualizando atualmente Encontro Nacional de Militantes será realizado no Rio de Janeiro e celebra 10 anos do Levante Popular da Juventude

O evento conta com a participação de 1200 jovens de todo o País, além de figuras como a ex-presidenta Dilma Rousseff; o dirigente do Movimento Sem Terra (MST) João Pedro Stédile; e a cantora Teresa Cristina.

Começa amanhã (16) o Encontro Nacional de Militantes do Levante Popular da Juventude, o evento se estende até o dia 19 de junho e terá sede na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. O evento é a primeira atividade nacional do movimento após a pandemia e tem como objetivos debater e formular um programa político em torno das necessidades da juventude, refletir os desafios do Levante neste momento político e comemorar os 10 anos de nacionalização da organização.

“A juventude tem em si um forte potencial para contribuir com a política no nosso país, se olharmos para a nossa história veremos que a juventude sempre esteve à frente da luta pelas conquistas do povo brasileiro. Foi assim lá em 1964, foi assim na luta contra o golpe e tem sido na luta contra os retrocessos do governo Bolsonaro”, afirma Maíra Marinho, da coordenação nacional do movimento. Ainda segunda ela, a construção do Encontro neste momento é fundamental para enfrentar um ano que será decisivo para o futuro político brasileiro, considerando o processo eleitoral que vem aí.

Dividindo em quatro dias de debates e atividades, o pontapé do Encontro será a mesa “Em que mundo vivemos?”, na qual a vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Julia Aguiar, e o membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e economista, João Pedro Stédile, farão uma análise de conjuntura do Brasil e do Mundo. Em homenagem aos 10 anos do Movimento, neste dia o encontro também contará com a presença da cantora Teresa Cristina.


O evento culmina em um ato político com a participação de movimentos parceiros da organização e figuras políticas como a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT); o presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar; o presidente da Alerj, André Ceciliano; o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros e muitos outros representantes de organizações da políticas parceiras. Além disso, o movimento também está se organizando para realizar um ato de rua na tarde do sábado (18). 

Foto: Matheus Alves

O PROGRAMA POPULAR DA JUVENTUDE

O documento é uma contribuição do Levante Popular da Juventude para a formulação de políticas públicas de juventude no momento em que as forças políticas progressistas elaboram o Programa de Governo a ser defendido pela candidatura Lula nas Eleições de Outubro deste ano. O objetivo é que o programa se torne uma ferramenta de organização e conscientização de jovens, mas também que se transforme em políticas efetivas para mudar a vida da juventude brasileira. O programa também se propõe a convocar a juventude para derrotar o neofascismo, defender ativamente a candidatura Lula e um futuro governo popular. 

“Compreendemos que a juventude será um segmento decisivo nestas eleições, tanto por sua densidade eleitoral, quanto por sua capacidade de influenciar politicamente as demais gerações. Nele apresentamos também um projeto de política pública para a juventude que denominamos Vida Digna para Juventude, que aborda questões com a evasão escolar, o desemprego, a cultura de fascistização e o extermínio da juventude negra”, afirma Carlos Alberto, o Carlinhos, da coordenação nacional no Levante.