Levante Popular da Juventude realiza Encontro Municipal em Aracaju

Você está visualizando atualmente Levante Popular da Juventude realiza Encontro Municipal em Aracaju

Por João Mulungu,

No dia 02 de Setembro aconteceu o I Encontro Municipal do Levante Popular da Juventude Aracaju, na Escola Estadual Castelo Branco, no bairro Industrial. O Encontro teve a participação de mais de 45 jovens de vários bairros aracajuanos, do movimento Hip Hop e do Movimento Estudantil e contou com muita animação, estudos, debates e uma vontade enorme de transformar a realidade de opressão e discriminação da sociedade brasileira.


Nas semanas anteriores ao Encontro, os/as militantes do Levante realizaram um processo de convites e preparação. Durante o encontro, os temas mais debatidos foram as Eleições municipais de 2012, o Grito dos Excluídos e a definição da organicidade municipal para o movimento. Foi marcante no encontro o envolvimento dos jovens nos debates e a construção coletiva das propostas para os próximos passos do Levante.


Referente às eleições municipais, o principal encaminhamento foi a necessidade de derrotar a candidatura de João Alves (DEM) para prefeito de Aracaju, pois seria um grande retrocesso para o povo se as forças mais conservadoras do Estado voltassem a administrar a prefeitura municipal, assim como derrotar as candidaturas a vereadores dessa mesma coligação. A juventude se comprometeu a ir pras ruas e fazer inúmeras atividades de agitação para denunciar o projeto conservador, violento e elitista de João. Afirmaram os jovens no debate: “João é negão do povo na campanha, mas é um branquelo de sangue azul que serve aos ricos quando assume os cargos”.


Para o Grito dos Excluídos, os jovens do Levante estudaram o histórico e o tema do Grito desse ano. Depois se dividiram em grupos para construir as principais pautas da juventude que o movimento irá levar para as ruas no dia 07, como por exemplo, pelo fim do extermínio da juventude negra, mais qualidade na educação e transporte público e reafirmando a vitória que foi a aprovação das cotas para universidades públicas.  Também construíram como a juventude deve mostrar sua cara nas lutas, e foi marcada uma oficina preparatória para o Grito dos Excluídos, no dia 05, quarta-feira, a partir das 14h em baixo da ponte do bairro Industrial, onde irão fazer músicas, teatro, panfletos, cartazes, batucados etc. 

      
Em tempos de conformismo a juventude que sonha com um Brasil diferente segue se organizando e fazendo lutas para enfrentar a classe das elites que insiste em não dar espaço para o povo construir seu próprio destino. Os desafios para a organização da juventude são enormes, porém, só com o povo organizado e em luta é que as transformações que o Brasil precisa ocorrerão. E assim segue o Levante Popular da Juventude, “com os pés no chão e a cabeça nas estrelas!”.