Ministro Silvio Almeida participou de etapa do Curso de Realidade Brasileira em São Paulo no sábado

Você está visualizando atualmente Ministro Silvio Almeida participou de etapa do Curso de Realidade Brasileira em São Paulo no sábado
Ministro Sílvio Almeida no CRB na PUC-SP / Monte Alegre. Foto: Pricyla Ramos @cyla_photo

A professora da UNIFESP, Renata Gonçalves, também participou da atividade

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida participou, neste último sábado (20/4) da segunda etapa da edição 2024 do Curso de Realidade Brasileira (CRB), realizado em São Paulo, com o tema “O Capitalismo, o Racismo e o Patriarcado na Formação Social Brasileira”. A atividade também contou com participação da doutora em Ciências Políticas e professora da Universidade Federal de São Paulo, Renata Gonçalves.

O curso, que entra em seu segundo ano consecutivo de realização em São Paulo, é uma parceria entre os movimentos sociais, comitês populares e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que firmou um convênio de cooperação com a Escola Nacional Florestan Fernandes.

Turma do CRB na PUC-SP / Monte Alegre. Foto: Junior Lima @xuniorl

O ministro Silvio Almeida, que marcou presença no curso também em 2023, abordou questões sobre o capitalismo e o racismo no Brasil, trazendo elementos de seu livro “Racismo Estrutural” e provocando um debate acerca do identitarismo, seu significado e as posições defendidas em relação ao tema, inclusive seu impacto para dentro das organizações de esquerda.

Ao fim da aula, o ministro falou sobre a importância da iniciativa protagonizada pelos movimentos populares. “Se não fosse esse momento tão difícil e também de tantos conflitos, de crises e também de tantas esperanças, esse curso já seria por si só, importante, nesse momento, então, ele torna-se ainda mais”, afirmou.

Ministro Sílvio Almeida no CRB na PUC-SP / Monte Alegre. Foto: Junior Lima @xuniorl

A professora Renata Gonçalves, que compartilhou a sala de aula com o ministro, abordou o tema do patriarcado atrelado à questão racial e ao desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Na visão dela, isso ajuda a compreender dilemas que vivemos na sociedade. “Essa é uma temática que é fundamental para compreendermos as relações sociais no Brasil de hoje, e, principalmente, as desigualdades sociais que permanecem no nosso país”, explicou.

Professora Renata Gonçalves no CRB na PUC-SP / Monte Alegre. Foto: Matheus Barcelos @matheusbarcelosrosa

Cursos de Realidade Brasileira sendo realizados em todo o Brasil

O ano de 2024 marca um retorno do CRB em todo o país. Atualmente, vários estados seguem com turmas organizadas pelos movimentos sociais e, na maioria das vezes, em parceria com instituições de ensino. Atualmente 5 estados possuem turmas do CRB em andamento ou no processo de divulgação e formação de turmas. São eles: Brasília, Minas Gerais, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Para os que não conseguiram se inscrever na turma da PUC-SP, uma nova turma em São Paulo será aberta ainda neste primeiro semestre através de uma parceria entre a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), os movimentos sociais e a Escola Nacional Florestan Fernandes. As inscrições serão disponibilizadas em breve através das redes sociais.

Turma do CRB na PUC-SP / Monte Alegre. Foto: Matheus Barcelos @matheusbarcelosrosa

Para mais informações, visite o perfil do Instagram @crb.sp. Além de detalhes sobre o curso, serão divulgados conteúdos segmentados e informativos sobre as aulas ao longo do ano, proporcionando oportunidades para aqueles que não conseguiram se inscrever terem acesso à parte dos temas abordados.

Vinicius Braga

Comunicador Popular - Bacharel em Relações Públicas | UFAL