No dia 19 de junho é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro em homenagem ao dia em que foram gravados as primeiras imagens em movimento no Brasil por Afonso Segreto, ítalo-brasileiro e considerado o primeiro cinegrafista e diretor do país. Desde então, o cinema brasileiro se ferramenta para construir para a mudança social e provocar nos espectadores uma reflexão sobre a própria realidade
Para comemorar a data e valorizar o cinema nacional, fizemos uma seleção de filmes que falam da realidade histórica, política e social do País para você comemorar a data mesmo no isolamento social sem poder ir ao cinema. Confere:
Torre das Donzelas (Susanna Lira, 2019)



Assista a este vídeo no YouTube
Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina, ao lado da ex-presidente da República Dilma Rousseff, um grupo de mulheres revisita a sua história.
Eles Não Usam Black-tie (Leon Hirszman, 1981)



Assista a este vídeo no YouTube
Otávio é um militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir as práticas exploradoras de uma metalúrgica, onde seu filho Tião trabalha. Mas com a namorada grávida, Tião resiste à greve para não perder o emprego.
5 Vezes Favela (Marcos Farias, Miguel Borges, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Cacá Diegues. 1962)



Assista a este vídeo no YouTube
Cinco curta-metragens que narram as historias de diferentes pessoas que moram nas favelas do Rio de Janeiro e modo de como levam a vida.
5 x Favela – Agora por nós mesmos (Manaíra Carneiro, Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Luciano Vidigal, Cadu Barcellos. 2010)



Assista a este vídeo no YouTube
O filme é dividido em cinco episódios sobre a histórias de diferentes pessoas que moram nas favelas do Rio de Janeiro e referência ao filme Cinco Vezes Favela (1962). Foi o primeiro longa-metragem brasileiro totalmente concebido, escrito e realizado por jovens moradores de favelas.
Um Lugar Ao Sol (Gabriel Mascaro, 2009)



Assista a este vídeo no YouTube
Moradores ricos que vivem em prédios vizinhos às favelas discutem uma vida onde o privilégio cria sua própria realidade neste documentário.
Terra Estrangeira (Daniela Thomas, Walter Salles. 1995)



Assista a este vídeo no YouTube
Sem perspectiva de vida no Brasil, Paco decide viajar para Portugal, levando uma encomenda misteriosa. Ao chegar lá, conhece a brasileira Alex e seu namorado Miguel. Todos se envolvem num esquema de contrabando, e suas vidas viram um pesadelo.
Terra em Transe (Glauber Rocha, 1967)



Assista a este vídeo no YouTube
O senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém existem diversos homens que querem este poder, que resolvem enfrentá-lo. Enquanto isso, o poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho), ao perceber as reais intenções de Diaz, muda de lado, abandonando seu antigo protetor.
O Processo (Maria Ramos, 2018)



Assista a este vídeo no YouTube
O documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger, 2006)



Assista a este vídeo no YouTube
Um belo dia, os pais de Mauro precisam viajar inesperadamente e o deixam aos cuidados de um vizinho judeu, o velho Shlomo. O filme mostra as marcas da ditadura brasileira na vida familiar, sob o olhar de um menino mineiro em 1970.
À Meia-Noite Levarei Sua Alma (José Mojica Marins, 1964)



Assista a este vídeo no YouTube
O sádico e cruel coveiro Zé do Caixão pretende gerar um filho perfeito para dar continuidade ao seu sangue. No entanto, sua mulher não consegue engravidar e ele acaba violentando a mulher do seu melhor amigo. A moça agredida pelo coveiro quer se suicidar com o intuito de regressar do mundo dos mortos e levar a alma de Zé do Caixão.
Bicho de Sete Cabeças (Laís Bodanzky2001)



Assista a este vídeo no YouTube
O relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. A situação entre os dois chega ao seu limite, até que o pai decide internar o filho em um manicômio, onde o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento.
Divino Amor (Gabriel Mascaro, 2019)



Assista a este vídeo no YouTube
Joana, uma escrivã de cartório, usa sua posição no trabalho para salvar casais que chegam para se divorciar. Ela faz de tudo para levar os clientes a participarem de uma terapia religiosa de reconciliação no grupo “Divino Amor”. Tudo é em nome de um projeto maior para a manutenção da família sagrada dentro da fé e da fidelidade conjugal.
Baile Perfumado (Paulo Caldas, Lírio Ferreira. 1997)



Assista a este vídeo no YouTube
O filme baseado no documentário do libanês Benjamin Abrahão acompanha a vida diária do cangaceiro “Lampião” e todo seu bando, mostrando como o documentarista conseguiu ser aceito pelo grupo, registrar depoimentos e filmá-los em ação.
Edição: Emilly Firmino